● Elizeu Pires

A eleição de 2024, ao que tudo indica, já começou em Itatiaia, cidade do Sul Fluminense onde sobra dinheiro, escândalos, e falta merenda no prato dos alunos da rede municipal de ensino. Pelo menos é o que garante quem esteve na última sexta-feira (10) em uma festa contratada pela Câmara, ao custo R$ 163,5 mil bancados pelos contribuintes, evento comemorativo do aniversário da cidade, realizado em momento de reclamações de pais de alunos, dando conta de que na semana passara a merenda oferecida teria sido biscoito de maizena.
Quem esteve pela festa conta que a antecipação da disputa fora sinalizada pelo presidente da Casa de Leis, Thiago Moreira, o Thiaguinho – um dos ex-prefeitos interino –, que teria aproveitado o evento para forçar a barra com homenagens ao seu padrinho político, o ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, agraciado com homenagens e elogios na cerimônia oficial.
Quem entende do riscado garante que o destaque conferido a Dudu desagradou o atual prefeito, Irineu Nogueira, que teria aproveitado seu discurso para alfinetar Thiaguinho pela realização da festa, embora Nogueira tenha levado uma comitiva que, diga-se de passagem, teria aproveitado ao máximo os comes e bebes, custeados com o dinheiro público.
Há quem diga que as homenagens a Dudu e o discurso de Irineu teriam acendido fagulhas de aliados dos dois grupos políticos, entre eles um ocupante de cargo comissionado do governo de Irineu e um ex-cargo comissionado da gestão de Dudu, que teriam partido para o confronto no final da festa. Por lá, dizem que o “lutador de Dudu” perdeu a briga para o “combatente de Irineu”, o que teria rendido alguns pontos na cabeça do brigão.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.
Matéria relacionada: