Ação para anular convenção do MDB no Rio pode tirar Washington Reis da chapa de Claudio Castro e derrubar nominata do partido

● Elizeu Pires

Ao deixar o vereador de Cabo Frio João Roberto de Jesus da Silva, o Roberto de Jesus, da lista de candidatos a deputado estadual, o presidente regional do MDB, Leonardo Picciani, pode ter causado um grande problema para o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (foto), que corre risco de ser substituído como vice na chapa do governador Claudio Castro.

É que, insatisfeito com uma irregularidades que teriam acontecido durante o encontro convencional, o vereador ajuizou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), pedido a anulação da ata da convenção do partido pelas supostas irregularidades. Se o pedido for acatado todos os atos homologados na convenção perdem a validade, inclusive a aprovação de Reis como candidato a vice.

De acordo com a ação, o vereador foi convidado para concorrer às prévias para as eleições deste ao cargo de deputado estadual, mas na convenção realizada no último dia 4 ele foi deixado de fora da lista. O advogado de Roberto aponta na inicial “diversas irregularidades”, entre elas a “inexistência de votação da lista dos candidatos escolhidos para concorrerem ao pleito”.

Ao todo a convenção definiu 47 candidatos a deputado estadual e 71 a deputado federal, mas, aponta a ação, muitos deles não compareceram ao ato. Além disso, destaca a inicial, “em nenhum momento houve a votação para escolha dos presentes para concorrerem aos cargos, seja para deputado federal, tão menos para estadual”.

Ainda de acordo com a inicial, houve uma homologação dos candidatos, mas a nominata não foi lida, e muito menos divulgado quais seriam esses, e também “não houve a assinatura de ratificação da ata por nenhum dos presentes”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.