Mais confusão na política de Japeri: Prefeita se alia aos vereadores que queriam tirá-la do cargo e vira refém da Câmara

● Elizeu Pires

Não será surpresa se nos próximos dias a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros (foto), exonerar a maioria dos membros do primeiro escalão e demitir vários ocupantes de cargos menores, para entregar boa parte do governo a um grupo de vereadores. O que se comentava hoje (3) nos ambientes políticos locais é que só deverão ser mantidas nos cargos as secretárias de Saúde e Educação, Ana Luiza de Albuquerque Affonso e Caroline Machado Ontiveros.

Isso já teria sido acertado com os dois vereadores “amigos” da prefeita, que deverá passar o controle da Secretaria de Ação Social para o vereador Marcio Bibi, através de um indicado dele ou do próprio parlamentar, que já comandou a pasta em gestão anterior.

A mudança de comportamento da prefeita em relação à Câmara veio à nota na última sexta-feira (30), quando o vereador Junior Martins foi impedido de participar da sessão marcada para eleger a composição da mesa diretora da casa para o biênio 2023/24. Martins havia pedido exoneração do cargo de secretário de Assistência Social para retomar o mandato e poder votar na chapa encabeçada pelo vereador Rogério Gomes Castro, mais conhecido como Rogerinho da RR, que concorreu com o atual presidente, Walter Trajano.

Trajano alegou que Martins não poderia participar da sessão porque sua exoneração não havia sido publicada no diário oficial, quando, na verdade, bastaria que o pedido de exoneração tivesse sido protocolado na Prefeitura com antecedência, o que de fato ocorreu. Junior recorreu à Justiça, conseguiu uma liminar para poder votar, mas a decisão judicial foi ignorada por Tranjano.

A não publicação da portaria, para gente do próprio governo, teria ocorrido exatamente para dar a Walter Trajano uma desculpa para excluir Martins da votação.

Matéria relacionada:

Pedido de exoneração e decisão judicial não valem para a presidência da Câmara de Japeri, e está armada mais uma confusão política na cidade

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.