Washington Reis tenta anular condenação no Supremo para assumir cargo de secretário no governo Castro

● Elizeu Pires

Washington precisa limpar a ficha para ser nomeado por Claudio Castro

Com uma sentença de sete anos e dois meses por crime ambiental a cumprir, o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis impetrou esta semana, através do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakai – um dos criminalistas mais caros do país –, embargos infringentes para tentar reverter a condenação confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, em processo relatado pelo ministro Edson Fachin.

Mirando um cargo no governo Claudio Castro, Reis – que está com os direitos políticos suspensos pela lei da ficha limpa – precisa de um resultado favorável para poder assumir uma secretaria.

O alvo dele é o setor de Saúde, pelo qual já começou um embate para tirar a pasta do comando do deputado Luiz Antonio Teixeira Junior, o Dr. Luizinho (PP-RJ). A outra secretaria que desperta o interesse do ex-prefeito de Caxias é a de Obras, mas essa também já está comprometida, entregue ao controle do deputado Max Lemos.

O acórdão confirmando a condenação de Reis foi publicado no dia 5 de outubro e os embargos infringentes foram impetrados quinta-feira (20). O recurso tornou-se possível porque no julgamento dos embargos de declaração contra a sentença imposta em dezembro de 2016, foram acatados por dois dos cinco membros da 5ª Turma do STF, os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

Matéria relacionada:

Decisão do STF foi do jeito que Washington Reis queria: Voto do ministro André Mendonça abre espaço para embargos infringentes, exatamente como a defesa do ex-prefeito esperava

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.