● Elizeu Pires
Em mais um de seus devaneios sobre a política na Baixada Fluminense, o vice-presidente nacional do PT, Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Quaquá, afirmou em suas redes sociais que gostaria de ver um bolsonarista de carteirinha disputando por seu partido, a Prefeitura de São João de Meriti.
O preferido do ex-prefeito de Maricá é o deputado Carlos Roberto Rodrigues, mais conhecido como Bebeto, que pertence os quadros do PTB, partido que funcionou como linha auxiliar do ex-presidente Jair Bolsonaro na campanha de 2022.
Aliás, Quaquá vem irritando petistas históricos com seus acenos a bolsonaristas com vistas às eleições municipais de 2024, e tem semeado discórdia em vários municípios, arrumando problemas com prefeitos de legendas diversas.
Na verdade, o “namoro” de Quaquá com aliados do ex-presidente da República não é de agora, Em 2020, por exemplo, ele conseguiu emplacar o petista Lourival Casula como vice na chapa do extremista Marcelo Delaroli (PL), eleito prefeito em Itaboraí.
Esse “casamento” acabou em junho do ano passado, quando Delalori, pressionado por Flávio Bolsonaro, exonerou Lourival do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, e mais 30 petistas nomeados na Pasta.
A fala de Quaquá sobre Bebeto não sou bem. Primeiro porque o deputado é do grupo do prefeito João Ferreira Neto, o Dr. João, que tem um nome para concorrer em 2024, o deputado Valdecy da Saúde, do PL, mesmo partido do atual prefeito.