Vinícius Farah é denunciado à Justiça por “emergencial forjada”

Improbidade atribuída ao hoje secretário de Desenvolvimento Econômico resultou de investigações da gestão dele como presidente do Detran

● Elizeu Pires

Antes de passar pelo Detran Vinícius foi prefeito em Três Rios e deputado Federal

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Vinicius Farah, vai responder por improbidade administrativa. A ação nesse sentido foi ajuizada pela 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, que investigou irregularidades verificadas no Detran, no tempo em que Vinícius, que foi prefeito de Três Rios e deputado federal, presidiu o órgão.

Também foram denunciados na ação a empresa Montreal Informática, os ex-diretores Alexandre Mattioli, Gabriel Pinton, Márcio Lyra, Mateus Marçal, Pedro Paulo Thompson, e duas  ex-assessoras,  Claudia Gentil e Roberta Bravo.

O Ministério Público apurou que no período em que o hoje secretário de Desenvolvimento Econômico Esteve à frente do Detran, a Montreal Informática “foi contratada sucessivamente de forma direta, sem licitação, em situação emergencial forjada para afastar o dever constitucional e legal de licitar”.

Pelo que foi apurado, para manter a empresa contratada de forma emergencial, os denunciados se omitiam para que o processo licitatório não ocorresse em tempo hábil. Segundo a denúncia do MP, teria sido montado no Detran um esquema para “para frustrar o caráter concorrencial do procedimento licitatório”, e o contrato e as seguidas renovações feitas até 2019 somam mais de R$ 37 milhões, valor apurado até aquele ano.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.