Depois de apelar por indulto natalino Washington Reis tenta acordo com o STF para não ir parar na cadeia

● Elizeu Pires

Na iminência de ver decretada a execução de uma pena de sete anos e dois meses de reclusão em regime semiaberto, imposta a ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por prática de crime ambiental, o ex-prefeito de Duque de Caxias e atual secretário estadual de Transportes, Washington Reis, está apelando por um acordo de não persecução penal para evitar a prisão.

Petição nesse sentido foi protocolada hoje (30) no STF pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakai, que alega prática de delito de menor gravidade para tentar aliviar a situação de Reis, que desde 2017 vem protelando por meio de recursos o cumprimento da sentença proferida em dezembro de 2016.

A defesa do ex-prefeito estava apostando que conseguiria mudar a sentença impetrando embargos infringentes, mas mudou a estratégia. Em junho apresentou um recurso na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, presidida pelo ministro Luiz Roberto Barroso, requerendo o indulto natalino, benefício com o qual Reis já contava como certo se o ex-presidente Jair Bolsonaro tivesse sido reeleito. Como Lula venceu as eleições Washington optou por apelar ao STF, onde volta a buscar alívio mais uma vez, agora com o acordo de não persecução penal.

Matéria relacionada:

Com sentença de 7 anos por crime ambiental, Washington Reis apela ao Supremo pedindo indulto natalino

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.