Nepotismo corre solto em Mangaratiba

Nomeações de familiares de agentes políticos tornaram-se comuns no município

 

Nepotismo é prática condenável na administração pública. Caracteriza abuso de poder e pode resultar na suspensão dos direitos políticos de quem a adota. Porém, nada disso parece importar aos três gestores que o município de Mangaratiba – na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro – teve em menos de dois anos, Aarão de Moura Brito Neto, Vitor Tenório dos Santos, o Vitinho e Carlos Alberto Ferreira Graçano, o Charles da Vídeo Locadora, que mantém o filho Hugo Dourado Graçano (foto), como secretário de Ciência e Tecnologia. A troca de favores entre prefeitos e vereadores com nomeações de parentes garante cobertura ao governo na Câmara e assegura uma renda familiar melhor…

O “é dando cargos que se recebe sustentação” começou logo no início do mandato de Aarão. No dia 3 de janeiro de 2017 ele nomeou Vitor Carvalho dos Santos (Portaria 0012), pai do então presidente da Câmara, Vitinho, para o cargo de secretário de Segurança Pública e, no dia 20 do mesmo mês Aarão empregou um primo de Vitinho, Lauro Tenório Pinheiro, como subsecretário de Ordem Pública (Portaria 0114), ficando subordinado ao tio Vitor Carvalho dos Santos. Um mês depois Lauro, através da Portaria 0786, foi nomeado no cargo de secretário adjunto de Segurança, onde ficou até ser promovido novamente. É que com a saída de Aarão, Vitinho assumiu o governo e, no dia 3 de julho deste ano, Lauro passou a comandar Secretaria de Obras, Planejamento e Urbanismo, onde continua, desta vez sob a proteção de Charles da Vídeo Locadora, o segundo interino, alçado ao cargo com o decreto de prisão de Vitinho.

Se generoso com o então presidente do Poder Legislativo e outros vereadores, Aarão não esqueceu a própria família. Em 3 de janeiro de 2017 ele nomeou a esposa, Mônica Santos Gomes Brito (Portaria 0014), titular da Secretaria de Educação e Cultura e em 17 de fevereiro do mesmo ano empregou Verônica Maria Santos Gomes como secretária adjunta para Assuntos Administrativos (Portaria 0762).

E a farra continua – Se hoje é secretário, o filho do atual prefeito interino tem de agradecer muito ao prefeito cassado. Aarão o puxou para o governo no dia 31 de janeiro de 2017. Hugo Dourado Graçano foi nomeado primeiro para o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia (Portaria 0296), depois foi a secretário adjunto na mesma pasta (Portaria 0779, de 20 de fevereiro de 2017), tendo passado a titular no dia 3 de julho deste ano, nomeado que foi pelo já prefeito interino, Vitinho (Portaria 0685), onde vem sendo mantido pelo chefe e pai, Charles da Vídeo Locadora.

Outro que também saiu no lucro com o troca-troca de prefeitos em Mangaratiba é Heider Rangel de Araújo, irmão do vereador Helder Rangel de Araújo. Heider foi nomeado superintendente de Comunicação Social no dia 31 de janeiro de 2017 (Portaria 0620-A) e, em 25 de julho deste ano (Portaria 1517), foi promovido a secretário adjunto na mesma secretaria, em ato assinado por Vitinho.

Os vereadores Davi dos Santos Farias, Nielson Kopke e Fernando Luiz Peixoto Freijanes também não foram esquecidos. No dia 20 de fevereiro de 2017 Fátima Dutra Mendes, que seria companheira de Davi, foi nomeada por Aarão (Portaria 0123), como coordenadora de Núcleo Social, mantida no cargo por Vitinho e Charles da Vídeo Locadora, enquanto Nielson Kopke teve as irmãs Gisele e Daniele Kopke de Jesus nomeadas, respectivamente, para as funções de assessor administrativo (Portaria 1244) e assessor técnico de supervisão educacional (Portaria 1530), em atos assinados por Vitinho no dia 25 de julho deste ano.  Já Kaio Luiz Peixito Freijanes, irmão de Fernando Luiz, ganhou de Vitinho o cargo de superintendente de Governo no dia 19 de julho (Portaria 0757).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.