Não há nenhum registro no TSE sobre levantamentos sendo feitos atualmente nos municípios da região
Ao contrário do que andam divulgando por aí, não há, pelo menos até às 21h desta segunda-feira (1), nenhuma pesquisa eleitoral que esteja em andamento nos municípios da Baixada Fluminense, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As últimas consultas com registro como exige a legislação foram realizadas na primeira quinzena de junho pela Quaest e já foram divulgadas.
O registro para divulgação é exigido a partir do 1° de janeiro do ano da eleição, o que não impede que os interessados contratem pesquisas eleitorais sem o registro, mas para consumo interno, pois os resultados dos levantamentos não podem ser divulgados.
Quem o fizer está sujeito ao pagamento de multa que vai de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.
Sobre a corrida eleitoral no Rio há uma pesquisa do Datafolha em andamento. Ela está registrada sob o número RJ-06701/2024 e vai ser divulgada quinta-feira (4) pelo jornal Folha de São Paulo.
(elizeupires.com)