Prefeito de Caxias e sucessor eleito são denunciados à Justiça por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral

● Elizeu Pires

Wilson e Netinho Reis são de ação por abuso de poder econômico – Fotos: Reprodução

O advogado Edson Lourival dos Santos ajuizou uma ação judicial eleitoral por abuso de poder econômico contra o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, e o sucessor eleito no dia 6 de outubro, Netinho Reis, ambos do MDB.

Na representação o autor cita a realização de obras durante o período eleitoral, divulgação de pesquisas de intenção de votos por ele apontadas como irregulares,  que teriam interferido no resultado das eleições a favor de Netinho. Lourival está pedindo a cassação da chapa formada por Netinho Reis e a vice-prefeita eleita, Aline do Áureo

Na ação o advogado registra ainda a prisão do Eduardo Penha Ribeiro, flagrado pela Polícia Federal em 2 de outubro com cerca de R$ 2 milhões, dinheiro que seria, segundo a PF, usado para compra de votos, junto com uma lista contendo vários nomes de candidato a vereador pela coligação formada em apoio ao prefeito eleito.

Comentários:

    1. precisamos mesmo de justiça pois as malas de dinheiro que vimos nas rua comprando votos as claras sem ter medo da justiça foi vergonhosa se ainda existe justiça nesse pois alguma coisa precisa ser feita

    2. Um dia após a eleição, uma atendente do mercado Multimarket em Jardim Primavera, conversava com outra sobre o caminhão de cerveja doado no próprio dia do pleito para a rua dela; minha amiga trabalhou em uma escola de Campos Elíseos em que os bandidos ficavam na porta pagando na hora pelo voto, um outro amigo que trabalhava no monitoramento foi com um juiz e três policiais a uma escola onde bandidos armados se posicionaram no portão e ameaçavam deliberadamente quem não votasse em Netinho; No dia seguinte, teve um evento do Valdecy no clube Colina em Primavera, com 50 barris de chope de 50 litros, já divulgado antes! Por volta das 15 horas, havia grupos fazendo churrasco em cada esquina das ruas de Primavera, Saracuruna, Campos Elíseos, parecendo já comemorarem uma vitória certa. Como disse, está transparente! É só somar com as apreensões da PF.

  1. Eu acredito na justiça do meu país e o que vimos acontecer neste município foi vergonhoso para nossas instituições. Se todos esses processos forem indeferidos, não teremos mais argumentos que defenda o poder dessas instituições em garantir a lisura do pleito eleitoral na baixada fluminense.

  2. Mas eleições municipais de Duque de Caxias, presenciamos várias faltas gravíssimas contra a democracia: compra de votos, votos de cabresto, intimidação e, não me espantaria, se fosse comprovado o desvio de verbas públicas.

  3. Teremos que pensar se está valendo a pena o processo eleitoral. Se é para bancarmos os otários trabalhando para o TRE enquanto tudo é decidido na marra pelo tráfico, pelos empresários e pequenos comerciantes que metem a mão no bolso e compram os votos ( churrasco, bebidas, dinheiro na mão) para depois surrupiarem os cofres municipais com seus contratinhos milionários , enquanto a população vai ficando sem os serviços essenciais ( segurança, saúde, educação, moradia, entre outros), melhor mesmo, então, é pararmos por aqui! Sem eleição! Pelo menos não gastamos à toa nosso suado dinheirinho municipal.

  4. Com relação a compra de votos e boca de urna na zona 128 foi escancarada , mas infelizmente essa área é um reduto da família do candidato Netinho Reis , fiquei sem força, Inclusive os cabos eleitorais do vereador Junior Reis só faltaram me agredir.

  5. Foi uma vergonha essa eleição de Prefeito e vereadores em Duque de Caxias,a compra de votos foi clara para todos vêem, não vi ninguém do TRE ou Policiamento combatendo isso.
    Deveria ser anulada.

  6. Essa pleito eleitoral, longe de ser democrático, se tornou uma barganha econômica. Os ganhos do povo são infimos e não tem como ter uma renda mensal para sustentar suas necessidades básicas. Em época de eleição a venda e compra de votos se torna prática corriqueira entre entre os politiqueiros que se locupletam da POLÍTICA, pois sabem que irão recuperar os seus investimentos econômicos com o dinheiro da prefeitura…e ALGUNS OTÁRIOS CONTINUAM VENDENDO SEUS VOTOS E BARGANHAM ALGUNS CARGOS NIS HOSPITAIS, ASSESSORIAS, SERVENTIAS MUNICIPAIS…CADEIA E NOVAS ELEIÇÕES MAIS LIMPAS, AGORA!

  7. É o primeiro a se manifestar. Fiquemos atentos se essas ação vai dar em algo. O poder econômico dessa gente e do governador muito grande, estão intimidando até juiz estadual e federal!

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.