Alerj convoca Ricardo da Karol, mas palavra final deverá ser da Justiça

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) convocou nesta quinta-feira (2), por meio de publicação no Diário Oficial, nove deputados estaduais para assumirem seus mandatos em substituição a parlamentares eleitos prefeitos e também aqueles que se licenciaram para assumir secretarias estaduais e municipais. Seis desses suplentes tomam posse de forma definitiva, enquanto outros três foram chamados para substituir deputados que se tornaram secretários no Executivo estadual e municipal.

Na lista dos convocados está Ricardo da Karol (foto), primeiro suplente do PDT que trocou a legenda pelo PL para disputar a Prefeitura de Magé. Porém o PDT quer a vaga seja ocupada por Wanderson Nogueira, pois entende que Ricardo perdeu o direito a ela.

Alexandre Knoploch (PSC), por exemplo, assume o mandato em definitivo no lugar de Léo Vieira (PSC), novo prefeito de São João de Meriti. Knoploch retorna para o seu segundo mandato na Alerj, assim como o delegado Carlos Augusto (PL),que entra no lugar de Dr. Serginho (PL), agora prefeito do município de Cabo Frio.

O deputado Marcelo Dino (União) também passa a ter o mandato de maneira definitiva, pois herda a vaga de Márcio Canella (União), recém-empossado prefeito de Belford Roxo. Por sua vez, o parlamentar Sérgio Fernandes (PSD) consolida sua presença na Casa em substituição a Eduardo Cavaliere (PSD), agora vice-prefeito do Rio de Janeiro.

Outro deputado que deixa a Alerj é o petista Andrezinho Ceciliano, empossado prefeito da cidade de Paracambi, e quem assume em seu lugar é Lilian Bhering (PCdoB), que está na sua primeira legislatura. A também estreante Sarah Pôncio (Pros) entra na vaga de Tande Vieira (Pros) , que tomou posse como prefeito do município de Resende.

Quem também retorna à Casa para mais um mandato é o deputado Átila Nunes (PSD). Ele entra como suplente no lugar do deputado Guilherme Schleder (PSD), que está como secretário municipal de Esporte. Já Marcus Muller (União) assume a vaga do deputado Bruno Dauaire (União), investido no cargo de secretário estadual de Habitação de Interesse Social.

Por fim, a deputada Martha Rocha (PDT) se licenciou da Alerj para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social e na sua vaga entra o suplente Ricardo da Karol, que acaba reforçando a bancada do PL na Casa, pelo menos enquanto uma pendega envolvendo a disputa pela vaga não se resolva na Justiça, por conta do entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que mesmo sem a obrigação de se manterem filiados aos partidos, os suplentes que trocarem de legenda devem ter a filiação cancelada com todos os direitos e deveres, ou seja, perdem o direito de ocuparem a vaga que porventura vier a se abrir..

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.