Quando 2026 chegar…

● Elizeu Pires

Dudu Reina, Rogério Lisboa e Dr. Luizinho: uma aliança que deu muito certo e deve durar – Foto: Reprodução

Eleito com a maior votação já obtida por um prefeito em toda a história de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PP), completou sexta-feira (31), seu primeiro mês de mandato.

Catapultado ao cargo por uma aliança magistralmente construída a quatro mãos pelo ex-prefeito Rogério Lisboa e o deputado Dr. Luizinho, Reina não deverá ter maiores problemas nesse primeiro semestre, mas a porca pode começar a torcer o rabo a partir de julho, quando começa, internamente, a campanha para deputado, embora o pleito só vá acontecer em outubro de 2026.

O federal do governo, não teria como ser diferente, é Luizinho. Isso está claro desde sempre. Para Juninho do Pneu, deverá sobrar alguma coisa, é claro, mas, segundo alguns observadores mais atentos, ele vai ter de fazer muita hora extra e trabalhar fora muito mais do que fez em 2022, para conseguir a reeleição.

Quanto aos estaduais, nada a dizer antes das festas juninas. Hoje existem dois deputados estaduais com generosos pedaços no governo, mas não se pode esquecer que ambos tentaram forçar a barra para serem escolhidos candidatos a prefeito em 2024, e só caminharam com Dudu (um mais firme do que o outro) porque os mestres mandaram e bateram forte na mesa.

Além desses dois, tem alguns aliados na Câmara de Vereadores que só estão esperando a hora certa para gritar por mais espaço, inclusive o irrequieto Elton Cristo, que botou na cabeça que poderia ser vereador e deputado ao mesmo tempo, e anda muito irritado por ter perdido o controle da extinta Empresa Municipal de Limpeza Urbana, agora incorporada a uma super secretaria, mas vai ter que entender da forma mais difícil que não está nem nunca esteve com cacife para peitar ninguém, e aprender com isso para não ficar batendo lata sozinho .

Moldado na forja de Rogério Lisboa, Dudu Reina tem tudo para fazer uma gestão excelente e até superar o mestre, pois ao contrário do padrinho político, encontrou uma casa arrumada e poderá tocar o jogo com maestria sem precisar trocar as peças no tabuleiro, e ficará mais fácil fazer isso quando conseguir trazer o orçamento para a realidade do município.

O que deverá ser mais difícil mesmo é administrar a vaidade dos que acham que podem correr além do que as pernas suportam.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.