● Elizeu Pires

Ao que tudo indica, o poder em Saquarema vai ficar nas mesmas mãos que controlam o município deste janeiro de 2016, quando a agora ex-prefeita Manoela Peres tomou posse e colocou o marido, Antonio Peres, na posição de super secretario.
É que a sucessora, Lucimar Vidal (foto), empregou o casal em cargos estratégicos no governo, o que, ao olhos mais atentos, indica que nada deverá mudar por lá. Manoela é a titular da novíssima Secretaria de Governabilidade, e o marido – que tem condenação por improbidade administrativa – comanda a pasta das Relações Institucionais. Porém, não é só isso que desperta atenção no que já está sendo chamado de “nova velha gestão”.
Lucimar descarregou tinta para nomear parentes de vereadores, uma espécie de nepotismo cruzado que, esta semana, levou o Ministério Público a agir em Casimiro de Abreu, onde a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (Núcleo Macaé), expediu recomendação para que Bianca Ferreira Varela do Nascimento seja exonerada do cargo de subsecretária municipal de Educação, por ela ser irmã do vereador Vitor Ferreira Varela, presidente da Câmara Municipal.
A sucessora de Manoel – que logo no primeiro mês de governo ampliou o número de cargos comissionados criando 90 novas vagas –, nomeou como assessora especial Lorena Ferreira de Oliveira, irmã do vereador Guilherme Pitiquinho (União Brasil), e colocou o pai do parlamentar, o ex-vereador Hamilton Nunes de Oliveira, como subsecretário de Relação com Órgãos Estaduais.
Lucimar nomeou ainda um casal de filhos do vereador Paulo Renato Ribeiro, Renato e Rafaela Ribeiro, nos cargos de assessor de Transparência e Integridade, e de diretora de Saúde do Trabalho, respectivamente, enquanto Vanildo Siqueira da Silva, irmão do vereador Heber Kilinho, assumiu a função de subsecretário de Assuntos Religiosos.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Saquarema
Matéria relacionada: