Andrezinho Ceciliano iniciou o que chama de ciclo de mudanças e transformação

Os primeiros 100 dias do governo de Andrezinho Ceciliano (foto), em Paracambi, completados nesta quinta-feira (10), foram marcados por ações estratégicas em setores cruciais como zeladoria urbana, prevenção de enchentes, saúde pública, segurança e inclusão social. A nova gestão iniciou o mandato enfrentando diversos desafios, como acúmulo de entulho nas ruas, precariedade na saúde e abandono da infraestrutura urbana. Em pouco mais de três meses, o município já registra avanços visíveis nas obras e grandes resultados.
Logo na primeira semana, a gestão deu início ao projeto ‘Limpa Rios’, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com foco no desassoreamento dos rios e na limpeza de canais para evitar enchentes, passando por todos os principais rios que cruzam a cidade. Além disso, uma grande ação de limpeza urbana resultou na retirada de mais de 900 caminhões de lixo e entulho das ruas da cidade — um volume superior a 2 mil toneladas de resíduos.
Um dos marcos da iniciativa foi a limpeza do açude do bairro Cascata, que não recebia manutenção há mais de 100 anos. O prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), destacou o impacto das ações: “as manutenções realizadas ao longo desses 100 dias foram primordiais para manter a população segura durante as chuvas. Realizamos inúmeras ações preventivas e fizemos uma reunião estratégica com todo o secretariado para preparar a cidade. Graças a Deus e ao bom planejamento, Paracambi vem suportando as fortes chuvas sem incidentes graves.”
Saúde pública – A área da saúde, que se encontrava em situação crítica, recebeu atenção imediata. Entre as principais conquistas estão o reabastecimento de insumos no Hospital Municipal Dr. Adalberto da Graça, a abertura das policlínicas municipais aos sábados e a realização da primeira cirurgia odontológica na rede pública.
Além disso, foi implementado o programa ‘Fila Zero Paracambi’, que zerou a fila de exames de ultrassonografia e mamografia. O hospital municipal também está passando por reformas, começando pela modernização da cozinha, antes em condições precárias.
Segurança pública – Paracambi registrou os menores índices de criminalidade dos últimos 14 anos. A criação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública trouxe impactos diretos: houve redução de 32% nos casos de roubo de rua, 32% em roubos a pedestres e 25% nos roubos de celulares, de acordo com dados oficiais.
Inclusão e capacitação – A gestão atual também lançou diversos programas voltados para a inclusão social, empregabilidade e formação profissional. Um dos destaques é o ‘Paracambi Anticapacitista’, que busca conscientizar sobre o capacitismo e promover acessibilidade nos espaços públicos.
A recém-criada Escola de Governo Leonel Brizola já capacitou mais de 80 servidores municipais. Já o ‘Emprega Paracambi’ cadastrou mais de 1 mil currículos e os encaminhou para empresas parceiras da cidade. Outro marco é o ‘Laboratório da Juventude Marielle Franco – LabJuv’, um espaço dedicado à criação de políticas públicas voltadas às juventudes, com base no mapeamento das realidades vividas pelos jovens do município.
Com um olhar voltado para o presente e planejamento para o futuro, a gestão Andrezinho Ceciliano encerra seus primeiros 100 dias com ações que começam a transformar a realidade de Paracambi. Entre desafios enfrentados e conquistas alcançadas, a Prefeitura reforça o compromisso com uma administração participativa, eficiente e voltada para as necessidades da população. Os próximos meses seguem com a promessa de novos investimentos e a continuidade das políticas públicas que já começam a impactar positivamente o cotidiano dos moradores da cidade.