● Elizeu Pires

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (foto), pode romper com o governador Claudio Castro e não levar adiante o projeto de candidatar-se ao Palácio Guanabara em 2026, caso a portaria de exoneração de Washington Reis da Secretaria de Transporte venha ser revogada, como Reis espera.
Bacellar deixou claro essa possibilidade logo depois de ter tomado conhecimento de que Washington havia dito que a assinatura dele não valia nada.
Um rompimento deixaria Claudio Castro em má situação, pois seria obrigado a rever os planos de concorrer a senador ou a deputado federal. Já estava praticamente acertado que Bacellar assumiria o governo logo no inicio do ano, com Castro saindo para preparar sua candidatura.
A afirmação do secretário exonerado só piorou quando ele afirmou Claudio Castro o manteria no cargo, pois a assinatura do governador em exercício “não valia nada”.
A expectativa é de que o governador se pronuncie sobre o assunto nesta terça-feira (7), mas os aliados que ainda restam a Reis estão apostando que ele permanecerá na Secretaria de Transportes.