● Elizeu Pires

Liderando com folga em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas até agora para o governo do estado, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), tem corrido estrada enquanto os “donos” do PL ficam batendo cabeça, pois ainda não sabem qual nome irão apresentar.
Os filiados mais radicais partiram para o que sabem fazer de melhor: ofensas e ataques. Comportam-se como se Paes dependesse do apoio de bolsonaristas para alguma coisa.
Nesse caso cabe uma pergunta e essa vem sendo feira pelo entorno do prefeito do Rio: “Será que esqueceram o sacode que o candidato deles levou nas urnas em 2024 no confronto direto com Eduardo?”
Com os pés na estrada, no último fim de semana Paes esteve em Arraial do Cabo, onde se reuniu com prefeitos da Região dos Lagos, inclusive dois deles eleitos pelo PL. Ele tem feito isso com frequência, percorrendo todas as regiões do estado, conversando com quem realmente importa em se tratando de lideranças políticas, deixando os raivosos de lado.
Segundo pesquisa Real Time Big Data realizada nos dias 7 e 8 de outubro, Paes tem hoje 61% das intenções de voto, seguido de longe por Rodrigo Bacellar (13%) e Mônica Benício (3%).
Em outro, cenário, no qual foi inserido o senador Flávio Bolsonaro (PL), o prefeito do Rio aparece com 51% contra 32%.
Ainda de acordo com a pesquisa, o prefeito aparece com quase as mesmas margens quando a abordagem incluiu o ex-governador Anthony Garotinho e o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis.