● Elizeu Pires

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não decidiu nada no processo que pode resultar em eleição suplementar no município de Itaguaí e sequer agendou o julgamento, mas a efervescência continua nos ambientes políticos locais, onde a aposta é de que o pleito extemporâneo para escolha de novo prefeito e vice vá mesmo acontecer. Tanto que o segundo colocado nas eleições de 2024, Donizete Jesus (foto) já estaria costurando uma nova aliança, envolvendo a vaga de vice.
O que se comenta nos corredores do poder é que Ana Sagário, vice de Donizete no ano passado, já teria sido avisada por ele de que, em acontecendo nova eleição, ela não seria mais sua companheira de chapa. Se for mesmo isso, Donizete estaria contribuindo para reforçar o grupo do presidente da Câmara de Vereadores, Haroldo, que também tem Jesus no sobrenome, que já se coloca como pré-candidato a prefeito.

Aliás, se o TSE decidir por nova eleição, Haroldinho da Reta, como o presidente da Câmara é mais conhecido na cidade, voltará a ser prefeito interino e poderá disputar o cargo montado na máquina administrativa.
Coincidência ou não, o fato que nesta terça-feira (11) Ana recebeu uma moção de congratulações, homenagem prestada a ela pela Casa presidida por Haroldinho, que até o dia 16 de junho governava a cidade e deixou o cargo por força de uma liminar que autorizou Rubem Vieira de Souza, o Dr. Rubão, assumir a Prefeitura até que o recurso do agora prefeito provisório – que disputou as eleições de 2024 sub judice – seja julgado.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria