● Elizeu Pires

Maior nome do União Brasil no Rio de Janeiro, o prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella (foto), botou o amigo Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj .no chinelo dentro do partido. Melhor amigo do cacique nacional da legenda, Antonio Rueda, tem o apoio desse para concorrer a governador, mas tem um detalhe: o União não é mais uma legenda independente. Está ligada ao PP na federação União Progressista, que reúne 109 deputados federais e 15 senadores.
Já deu para perceber que Marcio Canella fala a sério quando diz que gostaria de disputar a sucessão do governador Claudio Castro, mas o que o PP acha disso, ninguém sabe dizer ainda, pois o peso mais pesado do Progressista no estado, Luiz Antonio Teixeira Junior, Dr. Luizinho – visto como fiel da balança nesse caso – não disse palavra até agora.
Canella tem sido aclamado por alguns prefeitos e é abanado por vários deputados, mas mesmo superando em números e avaliação o até então todo poderoso Bacellar – que errou a mão quando achou que poderia peitar o governador e se dar bem –, precisa ser consenso na federação. Leal ao governador Claudio Castro, Dr. Luizinho só deverá se pronunciar sobre candidatura majoritária. O que ele desenha por hora é uma estratégia capaz de levar a federação União Progressista a eleger a maior bancada na Alerj e na Câmara dos Deputados