● Elizeu Pires

Com o filme queimado no meio político por ter insistido em concorrer a um terceiro mandato consecutivo e mergulhado o município no mar da insegurança jurídica, o ex-prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o Dr. Rubão, estaria com dificuldade para encontrar um nome para lançar na eleição suplementar que poderá ser marcada para o primeiro trimestre de 2026. Com o grupo esfacelado, Rubão, segundo observadores da política local, estaria correndo o risco de ver volta ao cenário o ex-prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho, por ele cassado em 2020.
O que se especula por lá é que Charlinho estaria se movimentado no sentido de obter o controle de pelo menos dois partidos no município, objetivando o pleito suplementar, o que já teria acontecido. Como ele não tem se manifestado publicamente, não dá para saber se Busatto – que ainda é visto como um nome de peso na política local –, de fato, estaria pavimentando o caminho de volta, mas ainda assim tem gente preocupada com isso. Porém, é preciso levar em conta que mesmo para uma eleição extemporânea a lei exige o mesmo mínimo de seis meses de filiação para o interessado em concorrer.
Em situação mais tranquila está o prefeito interino Haroldo de Jesus (PDT), que poderá concorrer no cargo, enfrentando os adversários montado na máquina administrativa. O problema é saber quem será quem na disputa, já que o segundo colocado em 2024, Donizete, que também tem Jesus, no sobrenome, é o único que se coloca, até agora, como adversário.
*O espaço está aberto para manifestação