Improbidade em Itatiaia: Justiça bloqueia os bens de Jair Porquinho

Decisão atinge ainda a ex-esposa dele e quatro empresas

Jair foi denunciado pelo Ministério Público por suposto enriquecimento ilícito

O presidente da Câmara de Vereadores de Itatiaia, Jair Balbino, mais conhecido como Jair Porquinho, teve os bens bloqueados pela Justiça em ação de improbidade administrativa movida contra ele pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela coletiva (núcleo de Resende). A decisão atinge ainda a ex-esposa dele, Alessandra Lyrio Torres, além das empresas Hotel do Papai Noel, Balbino e Silva Pousada, Desan Telecomunicações Serviços de Informática e Lyrio Torres. Segundo consta na ação, Jair teria enriquecido ilicitamente “às custas do erário público”, enquanto a ex-esposa teria usufruído de suas ações como beneficiária. De acordo com a ação, as empresas teriam sido usadas para ocultação de bens.

O bloqueio de bens foi decidido pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Itatiaia, que estabeleceu a retenção no valor total de R$ 1.207.246,16. “No bojo do inquérito civil, foram apuradas operações suspeitas realizadas pelas pessoas jurídicas tais como, diversas operações acima do padrão, movimentação de boa parte dos rendimentos fora da rede bancária, e realização de 750 saques no valor de R$1.000,00, o que indica a provável ocultação de bens nessas empresas”, diz um trecho da decisão.

Na ação ajuizada  a  Promotoria destaca que Jair Balbino “teve um passado humilde e, após ingressar na vida pública, passou a adquirir diversas empresas e imóveis, construindo patrimônio vultoso”. As investigações começaram a partir de de uma representação informando ao Ministério Público sobre “enriquecimento incompatível com os rendimentos de Jair durante dois de seus mandatos, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016”.

Foi apurado que o vereado usou nome de um terceiro “para abrir uma empresa que pudesse ocultar seus ganhos ilícitos, além das empresas que estavam em seu nome e de sua mulher, utilizando-se de ‘laranjas’ para desviar recursos públicos”.

Documento relacionado:

Decisão judicial

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.