● Elizeu Pires

Pelas contas do presidente regional da legenda, o MDB do Rio de Janeiro poderá eleger oito deputados federais e seis estaduais, mas, o que se percebe é que Washington Reis não estaria com essa facilidade toda para formar uma nominata de peso para isso, e terá de fazer uma operação cata-cata para tentar chegar ao menos perto de sua meta, pois os números das eleições de 2022 não foram nada animadores para um partido com o histórico do MDB.
Na última eleição para deputado o MDB fluminense elegeu os federais Otoni de Paula (158.507 votos e Gutemberg Reis (133.612), e os estaduais Rosenverg Reis (133.135) e Otoni de Paula, o pai (41.932). Otoni filho não está no partido e o pai faleceu, deixando a cadeira para o suplente Rafael Picciani, que teve 25.107 votos, e deverá acompanhar o irmão Leonardo, que optou por deixar o partido e respirar novos ares.
Depois do fiasco dentar filiar o ator Dado Dolabella para lançá-lo à Câmara dos Deputados, um fato que irritou a maioria no partido, Reis anunciou a entrada do ex-prefeito de Itaguaí, Luciano Mota, que ficou conhecido no país inteiro como “prefeito da Ferrari amarela” e chamado na imprensa de “prefeito ostentação”, depois de escândalo apontado pela Polícia Federal em sua gestão; e a filiação do eterno suplente de deputado e vereador de Nova Iguaçu Elton Cristo.
As saídas de Otoni e Leonardo Picciani não são os únicos desfalques, pois o MDB também não poderá contar nessa com a vice-prefeita de Magé, Jamille Cozzolino, nem com o tio dela, o ex-vereador e ex-prefeito Charles Cozzolino, que está na lista de Washington, mas a família Cozzolino já bateu o martelo pela não candidatura dele. Reis não poderá acrescentar à nominada o ex-governador Anthony Garotinho nem o filho dele, o prefeito de Campos, Wladmir, que já anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e deverá realmente sair do PP, embarcando no PSD, enquanto o pai, ao que tudo indica, ficará no Republicanos e virar concorrente do filho.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria
Matérias relacionadas:
A difícil missão de formar uma nominata competitiva no MDB
Vice-prefeita de Magé deverá trocar MDB pelo Democracia Cristã…