Prefeito de Queimados é absolvido em CPI esquisita

Carlos Vilela chegou a ser afastado em decisão classificada na Justiça como arbitrária

Vilela chegou a ser afastada numa decisão apontada como arbitrária

Por unanimidade os vereadores de Queimados decidiram arquivar a comissão processante aberta para investigar suposta apropriação indébita de contribuições da previdência dos servidores e renúncia de receita. Carlos Vilela, que chegou a ser afastado do cargo pela Câmara, foi absolvido. Depois do afastamento esquisito, o relatório da comissão aponta “inexistência dos fatos imputados e a ausência de materialidade nas denúncias”, evidenciando que os parlamentares exageram na dose quando, no dia 8 de outubro, por nove votos a seis, decidiram afastar Vilela cautelarmente por 90 dias.

A decisão da Câmara foi derrubada na Justiça três dias depois, com o juiz da 1ª Vara Cível de Queimados, Luís Gustavo Vasques, determinando a volta do prefeito ao cargo. O magistrado concluiu que os vereadores não respeitaram o rito processo, desrespeitando a exigência dos dois terços para o afastamento.

De acordo com o voto do relator da CPI, Júlio César Rezende de Almeida, não cabe a responsabilidade pessoal do prefeito em nenhuma das denúncias descritas. “A Comissão se ateve aos fatos narrados na denúncia, aos elementos da defesa e na análise de documentos e enxergou não haver indícios de autoria e materialidade em favor do denunciado”, diz um trecho do relatório.

Matérias relacionadas:

Prefeito de Queimados é afastado temporariamente do cargo em decisão relâmpago da Câmara de Vereadores

Maioria dos vereadores que afastaram o prefeito de Queimados ignorou irregularidades apontadas na gestão de Max Lemos

Justiça devolve cadeira ao prefeito de Queimados: Carlos Vilela voltará à Prefeitura daqui a pouco

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.