Câmara de Japeri se posiciona novamente contra a população ao reprovar criação do Fundo e Conselho de Mobilidade Urbana, o que impede acesso a recursos estaduais e federais

Foto: Reprodução Em uma sessão marcada por embates políticos, a Câmara Municipal de Japeri rejeitou nesta quinta-feira (13) o projeto de lei da prefeita Fernanda Ontiveros (PT) que criava o Fundo Municipal de Mobilidade Urbana e o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. A proposta foi derrubada por seis votos contrários e três favoráveis, em mais uma demonstração do clima de hostilidade da base de oposição à atual gestão. O projeto buscava atender uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), que orienta os municípios a executar os recursos destinados ao transporte e à infraestrutura por meio de fundos específicos, garantindo maior transparência e controle social. Além disso, a criação do fundo permitiria ao município receber verbas do governo estadual e federal, bem como firmar convênios com o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, condição essencial para ampliar os investimentos no transporte público e na infraestrutura viária local. A rejeição também inviabiliza a formação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, espaço de participação popular e controle social, que contaria com representantes de usuários, trabalhadores e técnicos, responsáveis por acompanhar e sugerir melhorias nas políticas públicas do setor. Durante a sessão, o presidente da Câmara, Rogerinho da RR, deixou transparecer motivações pessoais ao afirmar que o resultado seria uma “resposta” a uma negativa do secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Damasceno, que em outubro deste ano indeferiu um pedido do vereador para usar uma via pública no centro de Engenheiro Pedreira para realizar uma festa do Dia das Crianças — o pedido foi negado por descumprimento de exigências legais. Alguns observadores avaliam que a rejeição também teve caráter político e estratégico, visando desarticular uma das políticas mais bem-sucedidas da gestão Fernanda Ontiveros: o Tarifa Zero. O programa, que garante transporte público gratuito à população, tem recebido reconhecimento popular e técnico. Na próxima sexta-feira (17), a prefeitura apresentará novos ônibus zero quilômetro, todos climatizados, com ampliação do atendimento e redução do tempo de espera nos bairros — um avanço que agora pode ficar comprometido diante da ausência do fundo. Essa não é a primeira vez que o presidente da Casa adota uma postura de enfrentamento à prefeita. Desde maio de 2025, Rogerinho da RR mantém paralisado um projeto de suplementação orçamentária de R$ 11 milhões para a saúde, o que, segundo técnicos do município, já começa a comprometer o funcionamento de alguns serviços essenciais. A derrota do projeto representa um duro golpe na política de mobilidade urbana de Japeri e reforça a crescente radicalização política que tem travado iniciativas importantes para o desenvolvimento da cidade.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria

Waguinho dá sinais de que está vivo politicamente e não acredita que contas reprovadas vão tirá-lo da disputa em 2026

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução Ao que tudo indica, o ego do prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella (União Brasil) e sua popularidade alavancada pela política de enfrentamento ao tráfico de drogas na cidade não serão suficientes para inibir o ex-prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (foto), que mesmo com contas de gestão reprovadas e sendo alvo de investigações, está trabalhando nos bastidores para lançar-se no pleito de 2026, possivelmente objetivando um mandato de deputado.

Ministério Público denuncia ex-prefeita de Araruama e mais seis por improbidade administrativa por suposta prática de nepotismo

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução/Jornal dos Municípios Por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Araruama, o Ministério Público ajuizou ação por ato de improbidade administrativa contra a ex-prefeita Lívia Soares Bello, mais conhecida como Lívia de Chiquinho (foto), que governou o município de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2024. No processo no qual a Promotoria aponta suposta prática de nepotismo, são citadas ainda seis pessoas de uma mesma família, todas nomeadas em cargos em comissão na Prefeitura.

Nova Iguaçu: orçamento do município para 2026 será de R$ 2,7 bilhões

Foto: Divulgação A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou na sessão desta terça-feira (11), a lei orçamentária para o exercício de 2026, instrumento legal que define as prioridades financeiras do município e estima receitas e despesas para o próximo ano. A votação, considerada uma das mais importantes do calendário legislativo, consolida o planejamento orçamentário que orientará todas as políticas públicas da cidade no próximo ano, estimando uma receita de R$ 2,7 milhões.

A lei estabelece como os recursos municipais serão distribuídos e utilizados, entre áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, mobilidade e segurança pública, sendo as pastas de Saúde e Educação que receberão os maiores valores.

TSE ainda não decidiu nada sobre Itaguaí, mas segundo colocado nas eleições de 2024 já estaria firmando uma nova aliança

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não decidiu nada no processo que pode resultar em eleição suplementar no município de Itaguaí e sequer agendou o julgamento, mas a efervescência continua nos ambientes políticos locais, onde a aposta é de que o pleito extemporâneo para escolha de novo prefeito e vice vá mesmo acontecer. Tanto que o segundo colocado nas eleições de 2024, Donizete Jesus (foto) já estaria costurando uma nova aliança, envolvendo a vaga de vice.

“Por onde anda Rogério Lisboa?” Perguntam por aí

● Elizeu Pires

Tendo deixado o governo com um índice de aprovação de mais de 70% e contribuído enormemente para a vitória de seu sucessor logo no primeiro turno, por não ter rejeição no meio político nem ter o costume de sair chutando canelas por aí, o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (foto), passou a ser o queridinho para compor chapa com o prefeito Eduardo Paes, posição que muitos estão se estapeando para conquistar. Porém, onde está Wally?

Catapultado pela operação que tirou de circulação os bagrinhos do CV, Cláudio Castro teria voltado a pensar em concorrer ao Senado

● Elizeu Pires

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil A pilha de cadáveres deixada pela megaoperação policial e a grande apreensão de armas nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, em 29 de outubro, segundo gente que entende do assunto, não teria feito nem cócegas no Comando Vermelho, que não perdeu um só de seus líderes nem teve seu fluxo financeiro interrompido.

Grupo político derrotado nas urnas em Mangaratiba perde também na Justiça, que derrubou ação referente ao caso “Teatro Invisível”

● Elizeu Pires

Depois do depoimento de uma testemunha que declarou à Justiça que a denúncia de compra de votos e transferências ilegais de eleitores não teria passado de uma armação para tentar reverter o resultado da eleição majoritária no município de Mangaratiba, o prefeito Luiz Claudio Ribeiro (Republicanos) ganhou mais uma queda de braços com o ex-prefeito Arão de Moura Brito, por ele derrotado nas urnas em 2024.