Mais de 13 mil atendimentos para satisfazer demandas de mais de três mil municípios
● Elizeu Pires
O secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Assuntos Federativos, André Ceciliano apresentou um balanço das atividades desenvolvidas por seu setor durante o primeiro ano do novo mandato do presidente Lula, período em que atuou para maior proximidade com os governos municipais, funcionando como embaixador das cidades junto ao governo federal.
“Tenho a honra de enviar o balanço da nossa Secretaria do ano de 2023, que foi de muito, muito trabalho, sob a liderança do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha. Atendemos aqui no Palácio 13.773 demandas de 3.433 cidades diferentes. Realizamos seis caravanas federativas na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão e Ceará, onde nos foram apresentadas 17.264 demandas de 1.215 municípios”, cita André.
Ceciliano cita ainda a articulação junto com a Casa Civil para implantação do o PAC-Estados, que irá investir em quatro anos R$ 1.7 trilhão e o PAC-Seleções. “O diálogo voltou, e o clima de cooperação entre os governos federal, estadual e municipal também”, completa Ceciliano.
“Por meio da Secretaria de Assuntos Federativos, conseguimos estar mais perto de nossos municípios, e retomar programas importantes como o Bolsa Família, MCMV, Mais Médicos, Farmácia Popular entre tantos outros. E o resultado está aí: Brasil cresce mais de 3%, Inflação dentro da meta, Desemprego caiu para 7,5%, o menor em oito anos. O pacto federativo voltou, e só isso já seria um grande avanço, mas fomos além”, finaliza.