Em visita ao município de Paracambi neste sábado (10), onde esteve a convite do candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), o ministro Alexandre Padilha elogiou a realização dos debates do Programa de Governo Participativo que vêm sendo realizados desde maio. Padilha, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o candidato a prefeito de Duque de Caxias, Zito, foram os convidados da edição de hoje, que lotou o Cinema Imperial, apesar da chuva que caía sobre a cidade. “Eu acompanho o Andrezinho nas redes sociais e, lá do Palácio do Planalto, a gente se emocionou ao ver essas consultas que ele fez nos bairros da cidade. Deus nos deu dois ouvidos e uma boca pra gente ouvir mais do que falar e você fez questão de, no primeiro passo, sair para ouvir a população de Paracambi”, comentou o ministro.
Ao longo dos últimos meses, Andrezinho promoveu 20 encontros do Programa de Governo Participativo em Paracambi, ouvindo as demandas de diversas áreas e trazendo especialistas para discutir soluções para a cidade. Mais de duas mil pessoas participaram.
Durante o encontro, Padilha também destacou a importância da boa relação entre Andrezinho, que atualmente exerce mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e o Governo Federal. Ele explicou que isso é benéfico para futuras articulações políticas que atendam ao município. “É muito difícil uma cidade ter duas linderancas como tem Paracambi”, disse Padilha em referência a Andrezinho e o pai, André Ceciliano, ex-prefeito de Paracambi e ex-secretário de Assuntos Federativos do Governo Federal.
Padilha ainda ressaltou que a atual gestão em Paracambi perde recursos federais para a cidade. “Imagina com os desafios que vocês têm na mobilidade urbana em Paracambi, aquilo que é preciso e a prefeitura não vai atrás dos recursos. Com Andrezinho Ceciliano, ele vai trazer mais recursos para melhorar o transporte e a vida de Paracambi a partir do segundo dia de governo”, disse.
Andrezinho Ceciliano enfatizou a importância de ter, em Brasília, pessoas que facilitem a negociação com o governo federal. “A gente vai ter lá um time preparado e qualificado disposto a estender a mão para Paracambi”, destacou o candidato. “E eu, como deputado, aprendi a ser pidão”, brincou com o ministro.
Campus da UFRRJ – Uma das principais propostas apresentadas pelo candidato no encontro deste sábado foi a implantação de um campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no município.
A ideia é levar um projeto de extensão universitário e, após isso, ampliar a proposta para a implementação de um campus. Andrezinho sugeriu duas possibilidades de locais para abrigar o campus, sendo a primeira delas a Fábrica do Conhecimento, para a instalação de uma espécie de projeto piloto em menor escala. Já a segunda opção seria a instalação no campus Dr. Eiras para um projeto maior. “Trazer um campus universitário para a cidade de Paracambi é uma forma de ocupar esses espaços com a causa mais nobre, que é a educação e a formação da juventude”, disse o candidato.