Candidato a prefeito do município pelo União Brasil quer implantar projeto que garante passagens gratuitas para toda a população
Transformar a vida de todos os moradores de Três Rios. Esse é o objetivo do projeto Tarifa Zero, que Vinicius Farah, candidato a prefeito pelo União Brasil, pretende implantar no transporte público da cidade caso seja eleito. A proposta prevê que as passagens serão gratuitas, para toda a população do município, facilitando o acesso à educação, saúde, trabalho e lazer.
Além de aliviar o bolso dos moradores de Três Rios, que não precisarão mais se preocupar com o custo das passagens, resultando em uma folga no orçamento familiar, a Tarifa Zero traz benefícios para empresários, que poderão investir mais em seus negócios e gerar novos empregos, e para a empresa de transporte, que terá recursos garantidos para melhorar a qualidade do serviço. “É uma iniciativa que coloca Três Rios no caminho do progresso, sem deixar ninguém para trás”, comenta Vinicius Farah, que tem Juarez da Saúde, do Solidariedade, como vice.
Com o projeto, todos poderão se deslocar livremente para trabalhar, estudar e usufruir dos serviços públicos. O transporte gratuito permitirá, por exemplo, que estudantes cheguem à escola ou faculdade sem custo, ampliando o acesso à educação. Além disso, a Tarifa Zero será uma aliada para a redução da evasão escolar, já que facilita o transporte com a gratuidade, ajudando a manter os alunos frequentando as aulas regularmente. “Essa transformação vai beneficiar nossa cidade, pois Três Rios será um exemplo de mobilidade urbana acessível e inclusiva”, diz Vinicius Farah, que foi prefeito do município por dois mandatos seguidos, entre 2009 e 2016.
No caso dos empresários, com a Tarifa Zero, muitas empresas poderão economizar no vale-transporte, diminuindo a folha de pagamento. A economia gerada permitirá, então, que os empresários invistam na contratação de mais funcionários, gerando mais empregos na cidade.
Já a companhia de transporte terá subvenção total da prefeitura, recebendo integralmente o valor das passagens. Com o subsídio garantido, a empresa poderá investir em melhorias na frota e no atendimento, beneficiando os usuários. E todos os postos de trabalho serão mantidos, com segurança e estabilidade para os funcionários. “Este é mais do que um projeto de mobilidade, é uma iniciativa que gera empregos, estimula o crescimento econômico e eleva a qualidade de vida em nossa cidade”, afirma Vinicius Farah.
A medida não terá impacto negativo no transporte alternativo feito por táxis e mototáxis. Farah destaca que a ideia é criar linhas de crédito especiais para a categoria, facilitando a modernização e melhoria de seus serviços. “O transporte alternativo não será prejudicado pela Tarifa Zero. Taxistas e mototaxistas terão acesso a incentivos e linhas de crédito”, conta o candidato do União Brasil a prefeito de Três Rios.
Além do União Brasil e do Solidariedade, a coligação “É por Amor à Três Rios. É por Você!” reúne Progresistas (PP), Partido Liberal (PL), Partido Social Democrático (PSD) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).