● Elizeu Pires
O departamento de compras de uma Prefeitura, costumam dizer nos ambientes políticos, é tão importante que deveria ser comandado pelo próprio prefeito. Observação exagerada à parte, no município de São João de Meriti, o setor está sob o controle de um dos nomes da gestão de Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, em Belford Roxo, um governo marcado por denúncias de supostas irregularidades e alvo de inquéritos por parte do Ministério Público.
Simone Cruz da Silva foi nomeada pelo prefeito Léo Vieira para o cargo de secretária municipal de Compras e Contratações Públicas, mesma função que ela exercia na administração de Waguinho, na qual era vista, ao lado do então supersecretário Leandro Farias Lira, o Leandro Broz, como pessoa de extrema confiança do agora ex-prefeito.
Por Simone passarão processos licitatórios de todas as modalidades, bem como os de possíveis adesão de atas de registro de preços e as dispensas de licitação, quando, alegando emergência, a administração pública contrata serviços e fornecimentos sem licitação.
A entrega de um setor de tamanha importância a uma ex-secretária da gestão de Waguinho desagradou alguns aliados de primeira hora do prefeito Léo Vieira, que, inclusive, demonstram preocupação em relação novas possíveis nomeações de egressos da Prefeitura de Belford Roxo.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria
Matéria relacionada:
Belford Roxo, capital Meriti: Parte do Grupo de Waguinho deverá ser abrigado por Léo Vieira