● Elizeu Pires
O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella (União), usou as redes sociais no início da noite desta quarta-feira (15) para denunciar um dos maiores absurdos já verificados em órgãos públicos, o uso do dinheiro destinado aos proventos dos aposentados e pensionistas para, segundo o prefeito, beneficiar funcionários fantasmas.
Em seu pronunciamento Canella foi firme. Afirmou que nas duas últimas semanas de mandato do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos), foram repassados R$ 14 milhões ao Instituto de Previdência dos Servidores, o Previde, mas em vez de pagar os proventos de dezembro, foram feitas dezenas de transferências via PIX, com valores de até R$ 100, em favor de fantasmas.
A equipe do novo governo está fazendo um levantamento completo nos processos de pagamentos concluídos nos últimos dois meses de Waguinho à frente da Prefeitura, para sustentar representações que serão encaminhadas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.
Canela anunciou para esta quinta-feira (16) a reabertura da Prefeitura e afirmou que está focado na reconstrução da cidade, mas não poderia deixar de mostrar o quadro encontrado. “Passamos esses dias fechados para entender a real situação que o antigo prefeito deixou, e confesso que esperava encontrar um cenário ruim, mas o que estamos descobrindo é um cenário assustador”, afirmou o prefeito.
*O espaço está aberto para manifestação do ex-prefeito e dos membros da antiga diretoria do Previd