Prefeito de Casimiro de Abreu mantém no cargo secretário investigado por duplo homicídio cometido em Rio das Ostras

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução Alvo da Operação Falso Xerife, realizada no último dia 3 pelo Ministério Público, o subtenente da Polícia Militar, Paulo Fernandes Carvalho Gomes (foto), continua exercendo o cargo de Secretário de Segurança em Casimiro de Abreu, função para qual foi recentemente nomeado pelo prefeito Ramon Gidalte. Mais conhecido como Carvalhão, o secretário foi vereador em Rio das Ostras até 31 de dezembro de 2024.

Municípios que não prestaram contas sobre emendas Pix  terão de pagar multa diária sobre valor recebido

Foto: Gustavo Moreno/STF O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a aplicação de multa diária de 1% sobre o valor de cada emenda parlamentar recebida por estados e municípios que não apresentaram planos de trabalho, complementação de cadastros ou entrega de relatórios de gestão de recursos oriundos de “emendas Pix” destinadas à realização de eventos de 2020 a 2024. 

A multa, que abrange todos os entes inadimplentes no âmbito do Ministério do Turismo, deverá valer até que sejam apresentados os planos de trabalho (ou complementados os já cadastrados) e os relatórios de gestão na Plataforma Transferegov.br.

Rio recebe três tomógrafos e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no Sistema Único de Saúde

Entrega integra ação nacional do Ministério da Saúde que prevê 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos em todo o país, com investimentos superiores a R$ 546 milhões – Foto: Divulgação/MS O Rio de Janeiro será contemplado com 20 combos cirúrgicos e três tomógrafos dentro das ações do Novo PAC Saúde, em uma entrega nacional que teve nova etapa de contratos assinada no último dia 3 pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Nesta fase, o Ministério da Saúde prevê a aquisição de 150 novos combos cirúrgicos e 20 tomógrafos. Ao todo, serão entregues 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos, destinados a 185 municípios em todos os estados do país, com investimento de R$ 546 milhões. No estado, o investimento total é superior a R$ 34 milhões.

Em todo o país, os combos viabilizam a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano e contribuem para a redução das filas e do tempo de espera por procedimentos especializados, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde. 

Microempreendedoras vítimas de violência terão crédito especial

Anúncio foi feito pelo ministro do Turismo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Microempresárias do setor de turismo vítimas de violência doméstica ou de gênero poderão pedir a suspensão temporária dos pagamentos de financiamentos obtidos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), bem como a ampliação dos prazos de carência. As mudanças nas regras do fundo criado para oferecer suporte financeiro a empreendimentos e políticas públicas de desenvolvimento do setor foram anunciadas esta semana pelo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano (foto).

Brasil contesta EUA sobre supostas práticas de trabalho forçado

Decisão impõe tarifas de até 12,5% a mais de 60 países

Arte/Agência Brasil O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota em que contesta a decisão do Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) de estabelecer tarifas adicionais de 10% ou 12,5% sobre as importações de 59 países e a União Europeia, incluindo o Brasil.

Operação Falso Xerife mira secretário de Segurança de Casimiro de Abreu

Foto: Reprodução Recém-nomeado secretário de Segurança no município de Casimiro de Abreu, o ex-vereador de Rio das Ostras, Paulo Fernandes Carvalho Gomes (foto), mais conhecido como Carvalhão, foi alvo nesta quarta-feira (3), da Operação Falso Xerife, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Ele, que é investigado por um duplo homicídio ocorrido em 2025, se apresentava nas redes sociais como xerife, associando sua imagem a discursos de combate à criminalidade, em contraste com os fatos apurados pelo MP, que hoje cumpriu mandado de busca e apreensão contra ele.

Junho Ambiental: MPF articula ações para salvar planta nativa da Serra do Tinguá em perigo crítico de extinção

A meta é evitar o desaparecimento definitivo da Sinningia helleri - Foto: Divulgação O Ministério Público Federal (MPF) tem cobrado medidas e ações urgentes para evitar o desaparecimento definitivo da Sinningia helleri, uma espécie da flora nacional criticamente ameaçada de extinção. Endêmica da região da Serra do Tinguá (RJ) e considerada extinta por 151 anos, a planta foi redescoberta em 2015.

Uma das iniciativas foi uma recomendação, acatada por órgãos do poder público e instituições voltadas ao meio ambiente, com uma série de medidas para evitar o risco iminente de desaparecimento da espécie. Entre as ações estava o registro, identificação e catalogação das espécies, além de medidas de proteção imediata.

Junho Ambiental: Brasil gera 81 milhões de toneladas de resíduos sólidos

Foto: Reprodução De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), mais de 81 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil apenas em 2024. O número evidencia que a geração de poluentes é um dos principais problemas ambientais urbanos da atualidade. Para combater esse desafio moderno, torna essencial que as boas práticas ambientais sejam aplicadas. Nesse contexto, a sustentabilidade pode ser acessível por meio de pequenas escolhas diárias, sem a necessidade de mudanças radicais.

O consumo consciente é um dos caminhos para a redução de insumos, principalmente os industriais. Um levantamento recente da Bloomberg que aponta que 2.150 peças de roupa por segundo são descartadas apenas nos Estados Unidos, que resulta em 11,3 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano. “O aprendizado que temos que tomar é sobre a necessidade de consumo. Antes de comprar, é fundamental refletir se o item é realmente necessário, com que frequência será utilizado e se já não existe em casa algo que cumpra a mesma função. Outro ponto importante é reconhecer o quanto somos influenciados pelas mídias sociais, que frequentemente reforçam padrões de consumo pouco sustentáveis”, alerta Maria Cecília Miotto, professora dos cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da UNIASSELVI.

Ex-vice-prefeito de Trajano de Moraes é denunciado por forjar união estável com procuradora do Estado para obter pensão milionária

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Trajano de Moraes, denunciou o vice-prefeito Hélio Luiz Fazoli (foto) e Adriana Canes Peçanha por um esquema de fraude que teria garantido ao principal acusado o recebimento de cerca de R$ 6,8 milhões em pensão do RioPrevidência. Segundo a denúncia, o benefício foi obtido por meio da simulação de uma união estável com a procuradora do Estado aposentada Ângela Marília de Moraes Peçanha, que era tia da ex-mulher do político. Desse total, o prejuízo efetivo aos cofres públicos supera R$ 4,6 milhões entre 2017 e 2025.

De acordo com as investigações, o casal teria planejado a fraude após formalizar o divórcio, em 2013. No ano seguinte, Hélio declarou em cartório uma suposta união estável com a tia de Adriana, que já era idosa. Para o MPRJ, a relação nunca existiu, e a procuradora foi gradualmente afastada do convívio familiar enquanto o esquema era executado.

Nilópolis: Prefeitura se compromete a aprimorar fiscalização de empresas prestadoras de serviços, organizações sociais e vai pagar mais de R$ 780 mil por dano moral coletivo

Foto: Reprodução A Prefeitura de Nilópolis firmou acordo judicial em ação rescisória com o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) se comprometendo a adotar uma série de medidas para aprimorar a contratação e fiscalização de prestadoras de serviços (terceirização de mão de obra) e organizações sociais que atuam especialmente na área da saúde. O município também deverá pagar R$788.500 mil por dano moral coletivo.

O documento foi assinado pelo prefeito Abraão David Neto, pela Procuradoria-Geral do Município e pelos secretários municipais de Saúde, Educação, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social. Também assinaram o acordo a procuradora regional do Trabalho, Daniela Ribeiro Mendes, o procurador do Trabalho, Rogério de Almeida Pinto Guimarães, e a desembargadora Giselle Bondim Lopes Ribeiro.