
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Cambota, desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.
A ação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados. Foram presos o lobista Antonio Antunes, o Careca do INSS, apontado como um dos operadores do esquema fraudulento, e o empresário Maurício Camisotti.
Também estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, em endereços de São Paulo e Brasília.
Nessa fase estão sendo apurados os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação, ocultação de patrimônio e obstrução da investigação por parte de alguns investigados.