Cantando e aprendendo

Mesquita adota música para ensinar e educar

Graças ao esforço próprio de um professor da rede municipal de ensino, os alunos de uma unidade educacional de Mesquita estão apreendendo com a facilidade. O caminho do saber é aberto pelos acordes de um violão e transpostos pela de Rodrigo de Brito dos Santos. O método leva as crianças a reconhecer as letras através da música e os pequeninos são fisgados pelo ouvido, o que facilita bastante a aplicação das tarefas disciplinares, assimiladas entre uma música e outra. As aulas hoje são grande diversão para os alunos do 1º da Escola Municipalizada Santos Dumont, onde o professor Rodrigo inicia suas aulas tocando algumas canções para seus alunos.

A música está presente na vida de todos e eles aprendem a formar palavras e reconhecer as letras através da música.  As aulas dos alunos do Santos Dumont vão das 7h15 às 11h30, mas durante esse tempo, a música ganha seu espaço, e a partir de canções tocadas por violão, as crianças aprendem se divertindo. A proposta do professor Rodrigo é trabalhar a educação, da melhor forma possível, para fazer o diferencial na vida do aluno. “Uso a música com meus alunos há um ano, e percebi que ajudou muito no aprendizado, na memorização das letras e a formar palavras”, afirma Rodrigo.

Além da iniciativa e da criatividade pedagógica do professor em trazer a música para sala de aula como instrumento de ensino, a secretaria de Educação realiza também, nas escolas do município, o Programa Música e Movimento. Aulas de música são inseridas nas atividades de educação física e artística, implementando o calendário escolar. O projeto de educação musical nas escolas é desenvolvido por professores especializados e graduados em música, educação física e artes. As escolas municipais que oferecem o projeto são a Santos Dumont,  (Jacutinga), Dr. Ely Baiense Vailante (Centro), Expedito Miguel (Vila Emil), Dr. Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), Governador Roberto Silveira (Edson Passos) e Machado de Assis (Santa Terezinha).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.