`Criador´ deverá enfrentar `criatura´em Porto Real

Cida foi duas vezes vice de Jorge Serfiotis e poderá ter de enfrentá-lo em 2016

Cida e Serfiotis poderão “duelar” pela Prefeitura em 2016

Nos meios políticos do município de Porto Real o que se comenta hoje é que – sabedora de que estaria mal das pernas em termos de avaliação do seu governo – a prefeita Maria Aparecida Rocha da Silva, a Cida, (PDT), não disputaria a reeleição em 2016, deixando o caminho livre para o ex-prefeito Jorge Serfiotis (DEM), que já cumpriu dois mandatos tendo Cida como vice e é apontado como forte candidato a prefeito no próximo ano, embora seja visto na cidade como “cacique” no governo. Entretanto, se estiver mesmo pensando em não concorrer à reeleição, a prefeita vai ter que se entender com o comando estadual do seu partido, pois os cabeças do PDT regional já disseram que não abrem mão da candidatura dela. Por outro lado Serfiotis vem construindo uma possível candidatura e se nenhum dos dois jogar a toalha “criador” e “criatura” acabarão duelando nas urnas em confronto direto que poderá beneficiar o grupo do ex-prefeito Sergio Bernardelli.

Atualmente ocupando o cargo de secretário de Educação, o vice-prefeito José Roberto da Silva (PSD) também já demonstrou interesse em disputar a Prefeitura, mas há quem diga que se não construir uma candidatura majoritária seria mais fácil ele compor como vice de Jorge Serfiotis que voltar a formar chapa com Cida, que venceu uma disputa acirrada em 2012: ela teve 6.015 votos contra 5.446 da candidata do PP, Silvia Carla Bernardelli, uma diferença de 569 votos em um pleito que teve 1.367 abstenções, 318 votos nulos e 108 em branco.

Embora tenha sido afastado da disputa direta por motivos judiciais, o ex-prefeito Sergio Bernardelli – pai de Silvia Carla – ainda é uma grande liderança política na cidade, com peso suficiente para fazer a balança eleitoral pender para um lado. Para os que conhecem bem a realidade política de Porto Real, a maior prova da força de Bernardelli está na votação da filha dele. Quem acompanhou o processo político de 2012 entende que Silvia não perdeu a disputa para Cida, mas sim para a máquina administrativa. Apostam que sem o apoio do então prefeito Jorge Serfiotis, Cida não chegaria a lugar nenhum e uma eventual disputa entre os dois  poderá favorecer diretamente a uma terceira via, possivelmente Silvia Bernardelli.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.