Xerife vai combater fraude no Bilhete Único

A instalação de leitores biométricos no transporte público intermunicipal é uma das medidas contra a fraude

Delegado atuará como controlador geral e fiscalizará as operações de transferência de recursos do Fundo Estadual de Transportes

O governo estadual encontrou uma saída para manter o subsídio no Bilhete Único Intermunicipal, para que os usuários do transporte público na Região Metropolitana não sejam onerados com o corte recomendado pelo Tribunal de Contas. Foram anunciadas ontem novas medidas para aumentar o controle e a segurança na utilização do BU, resultado dos estudos feitos a partir de janeiro por um grupo de trabalho da Secretaria Estadual de Transportes.  Foi decidido que o delegado Anthony Alves exercerá a função de controlador geral, acompanhando e fiscalizando as operações de transferência de recursos do Fundo Estadual de Transportes (FET) para as empresas envolvidas no serviço.

Foi anunciado que nos próximos dias será enviado à Assembleia Legislativa um projeto de lei autorizando a instalação de leitores biométricos no transporte público intermunicipal, o recadastramento dos usuários, a implantação de bloqueios no sistema contra fraudes e uma parceria com a Polícia Civil para combate à fraude, já que os subsídios pagos pelo estado às empresas passam de R$ 500 milhões por ano. Em 2014, por exemplo, as empresas receberam R$ 543 milhões e o Bilhete Único beneficiou 4,5 milhões de usuários.

“Este conjunto de medidas visa aumentar o controle do estado sobre o Programa do Bilhete Único Intermunicipal e coibir fraudes. O BU é uma grande conquista da população da Região Metropolitana e faremos de tudo para manter seu bom funcionamento. Pedimos ajuda da população para que denuncie irregularidades e fraudes no uso do benefício”, disse o secretário estadual de Transportes Carlos Roberto Osório.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.