Guapimirim já convocou 475 aprovados

Marcos Aurélio acabou de fazer a 10ª chamada do último concurso, mas Denis ignora até decisão judicial que determinou convocações de concursados

O município é o mais rápido do estado até agora na conclusão de concursos públicos e Belford Roxo o mais lento, ainda registrando pendências referentes a dois certames já caducados

O município de Guapimirim é o mais ágil do estado do Rio de Janeiro na tramitação de processos seletivos, acelerando as convocações e as substituições de candidatos desistentes. Foi assim com o concurso público realizado em 2012 e com o certame promovido no ano passado, chamando sempre além do número de vagas oferecidas nos editais que sustentam juridicamente os concursos. Segundo dados da Secretaria de Administração, este ano já foram convocados 475 aprovados em 10 chamadas, sendo 132 além do número de vagas imediatas oferecidas no edital. De acordo com a administração municipal, novas convocações poderão acontecer dentro do prazo de validade do último concurso se houver vagas. O certame de 2012 já perdeu a validade e todas as vagas nele disponibilizadas foram preenchidas em menos de um ano, tendo ocorrido mais de 100 além das vagas disponibilizadas no edital. De acordo com levantamento feito pelo elizeupires.com, Belford Roxo é o município mais lento na tramitação e não preencheu a totalidade das vagas oferecidas nos dois últimos concursos – ambos já vencidos – mesmo com decisões judiciais determinando as convocações.

Além de Belford Roxo, há pendências também em concursos realizados pelas prefeituras de São João de Meriti, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Petrópolis e Iguaba Grande. Nos últimos dez anos mais de 10 processos seletivos caducaram sem que sequer a metade das vagas imediatas oferecidas em seus editais tivesse sido preenchida. Por conta de irregularidades Magé teve o concurso realizado na gestão da prefeita Narriman Zito anulado e vários convocados em um processo realizado em Guapimirim na administração do prefeito Ailton Vivas foram demitidos. Nesse concurso foi comprovado na Justiça a furada de fila e a inclusão de pessoas que sequer tinham participado do certame. “Os dois concursos que realizamos em Guapimirim em 2012 e 2014 contaram com a supervisão do Ministério Público que acompanhou todos os processos de perto”, lembra o procurador Sidley Fernandes.

No caso de Belford Roxo muitos candidatos impetraram ações individuais na Justiça e o Ministério Público ajuizou três ações civis públicas, mas o prefeito Adenildo Braulino dos Santos, o Dennis Dauttman (PC do B) vem empurrando a situação com a barriga. Já em São João de Meriti a validade do concurso de 2011 para o setor de ensino foi estendida até o dia 30 de setembro deste ano. No dia 5 de março professores fizeram uma paralisação de 24 horas, reivindicando o preenchimento das vagas existentes, mas a Secretaria de Educação informou que no momento não há necessidade de novas convocações e essas só acontecerão se houver necessidade no futuro.

 

Matérias relacionadas:

Meriti: aprovados no concurso de 2011 ainda cobram convocações

Seropédica prorroga validade do concurso para a Educação

Justiça determina nova convocação em Belford Roxo

Concursados de 2012 brigam por vagas, mas não se apresentam para trabalhar em Belford Roxo

Justiça obriga Belford Roxo a fazer mais convocações

 

 

Documentos relacionados:

1ª convocação

2ª convocação

3ª convocação

4ª convocação

5ª convocação

6ª convocação

7ª convocação

8ª convocação

9ª convocação

10ª convocação

 

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.