Programa Bairro Novo contemplará Magé

O município de Magé foi integrado ao programa Bairro Novo, instituído pelo governo estadual para pavimentar, drenar e iluminar cerca de mil quilômetros de vias na Baixada Fluminense. Essa nova parceria com o governo municipal foi confirmada ontem durante a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Magé, a 35ª unidade implantada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que será voltada para a capacitação nas áreas de Construção Civil e Informática, e poderá formar 1,7 mil alunos por ano. Pelo acordo firmado com o prefeito Nestor Vidal, o projeto para o município contempla 55 quilômetros de ruas novas. Além disso Magé vai ganhar unidades do programa Clínicas da Família, uma delas destinada ao bairro Fragoso.

“Eu acho que é uma marca fantástica do nosso governo inaugurar o 35° CVT. São 200 mil pessoas, principalmente jovens, se formando por ano. Pessoas que vão chegar ao mercado de trabalho qualificadas. Quando o cidadão está capacitado, passa a ganhar mais, o salário melhora. Então, o povo de Magé vai aproveitar o que o Rio está vivendo de crescimento econômico, com melhora do salário e mais dignidade às famílias mageenses. Estamos lutando também para trazer uma grande fábrica aqui para o município e vamos fazer aquela obra de acesso, a ponte de Mauá, que é um sonho aqui de Magé”, disse o governador Sérgio Cabral.

Satisfeito com mais uma parceria com o estado, o prefeito Nestor Vidal destacou a importância do bom relacionamento institucional que marca o que chama de nova realidade. “É muito bom receber o governador aqui em Magé, mais uma vez para dar ao povo de Magé, algo que é como o oxigênio, porque a construção do nosso município se fará com a educação, que estamos investindo maciçamente. Quero em nome do povo de Magé, agradecer ao estado por esta obra”, disse o prefeito .

Com área total de 3.498 metros quadrados, o CVT de Magé recebeu um investimento de R$ 3,5 milhões. Segundo o presidente da Faetec, 2.496 pessoas já se inscreveram no site da fundação para estudar na unidade recém-inaugurada, que oferecerá 12 cursos de qualificação e dois técnicos. Os cursos de qualificação têm de 160 a 320 horas no total, enquanto os técnicos têm carga horária de 800 horas, que equivale a um ano de duração. “O CVT é um dos programas mais exitosos do Brasil hoje, em termos de qualificação profissional e formação técnica. A escolha de Magé para abrigar este CVT não foi aleatória, atende a duas demandas. A primeira é a local, devido ao forte crescimento da Baixada Fluminense na área de Construção Civil. E a segunda é a localização muito próxima ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que tem intensificado muito a procura de mão de obra”, o presidente da Faetec, Celso Pansera.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.