Caxias é o pior município da Baixada em gestão fiscal

Enquanto Caxias faz feio, a pobre cidade de Japeri subiu várias posições no ranking

Mesquita, Queimados, Itaguaí e Japeri são os melhores da região na administração dos recursos públicos. com Japeri subindo várias posições no ranking nos últimos anos

Septuagésimo terceiro colocado entre os 92 municípios fluminenses na administração dos recursos gerados pelos impostos pagos pela população, o município de Duque de Caxias é o pior do estado do Rio de Janeiro em gestão fiscal e está na 2.794ª posição no ranking nacional. Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), projetado pelo Sistema Firjan. De acordo com o estudo, um instrumento de controle social criado para possibilitar um maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, as cidades de Mesquita, Queimados, Itaguaí e Japeri estão, respectivamente, nas primeira, segunda, terceira e quarta colocações na Baixada e nos 7º, 10º , 12º  e 18º lugar no estado, figurando nas 182ª, 255ª, 302ª e 722ª posições a nível nacional.

O resultado da análise foi divulgado na última quinta-feira e o ranking 2015 foi definido com base em dados referentes ao exercício de 2013, tendo ficado de fora 324 municípios em todo o Brasil, sendo dois deles da Baixada Fluminense, Magé e São João de Meriti. Os dados, que podem ser conferidos no site www.firjan.org.br, mostram que o município de Japeri – um dos mais pobres do estado e visto como o “patinho feio” da região, por ser o que menos recebe ajuda dos governos estadual e federal – foi o que teve o melhor desempenho em relação aos resultados divulgados nos dois anos anteriores, pois estava na 33ª posição em 2013, passou para o 26º lugar no ano passado e no índice divulgado este ano está na 18ª colocação a nível estadual.

De acordo com os números divulgados pelo Sistema Firjan, Nilópolis ficou em quinto lugar na Baixada (20ª posição estadual e na 749ª colocação nacional), seguido de Seropédica (27ª estadual e 902ª nacional), Paracambi (44ª estadual e 1.601ª nacional),  Guapimirim (55ª estadual e  1.961ª nacional), Nova Iguaçu (59ª estadual e 2.318ª nacional) e Belford Roxo  (67ª estadual e  2.579 nacional).

Seguindo os critérios definidos pelo Sistema Firjan, o Índice Firjan de Gestão Fiscal é o resultado de análises em cinco indicadores, receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.