Segundo colocado pode assumir Prefeitura de Itaboraí

Justiça cassou mandato de Helil Cardoso em sentença de primeira instância

O deputado estadual Altineu Cortes, atualmente disputando uma cadeira de deputado federal pelo PR, poderá ser o novo prefeito de Itaboraí. É que o prefeito Helil Cardoso (PMDB) e o seu vice, Audir Santana, tiveram seus mandatos cassados pela juíza da 104ª Zona Eleitoral, Lívia Gagliano Pinto Alberto Morterá, no processo  901-90.2012.6.19.0104. A sentença foi publicada na edição de ontem do diário da Justiça Eleitoral, e, além de cassar o diploma de eleitos dos dois, a magistrada os declarou inelegíveis por oito anos.  Helil e Audir permanecem nos mandatos até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tome uma decisão.

Helil foi eleito com 38.917 votos (32,69% dos votos válidos) contra os 37.660 (31,63%) obtidos por Altineu Cortes (PR), que ficou em segundo lugar e é o substituto legal no caso de a cassação do prefeito e do vice eleitos serem mantidas. O município só teria uma eleição suplementar se Cardoso tivesse vencido o pleito de 2012 com mais de 50% dos votos.

A expectativa dos advogados de Altineu é de que o afastamento de Helil seja definido logo depois das eleições de outubro. O prefeito não foi encontrado para falar sobre o processo e sua assessoria não fez nenhuma colocação sobre o assunto.

 

Matéria relacionada:

Banditismo e política se misturam em Itaboraí

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.