Meio Ambiente interdita mineradora em Magé

O Rio Roncador foi atingido pelo vazamento

Vazamento em dique de mineradora afetou o Rio Roncador

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Magé, com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), interditaram a Mineradora Jacundá, localizada no bairro Jororó, no limite com Guapimirim. A decisão foi tomada depois da constatação de vazamento em um dique de propriedade da empresa, despejando uma grande quantidade de areia e argila nas águas do Rio Roncador. A empresa ficará fechada por tempo indeterminado e até a próxima sexta-feira o Inea pretende divulgar o resultado dos exames feitos em amostras coletadas na água do rio para identificar os elementos químicos contidos no material vazado.

 

Os fiscais da Secretaria do Meio Ambiente chegaram ao rio depois de alertados por moradores da alteração repentina verificada na coloração da água, variando de marrom para cinzento-esbranquiçado. O Inea, que ficará encarregado de emitir as multas, vai investigar também a responsabilidade de outras empresas que arrendavam a área de propriedade da mineradora. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente emitiu ontem notificação para que os responsáveis pela mineradora iniciem logo as obras de recuperação do dique.

Comentários:

  1. Passei por esse rio e vi a água muito barrenta e não estava chovendo. Fez bem os órgãos públicos em fechar o causador dessa sujeira. Não sei a origem do nome Roncador, pois esse rio nasce em Santo Aleixo, começando na junção dos rios andorinhas e Santo Aleixo ou Pico. Chegando a Rodovia Santo Dumont, logo na saída de Santo Aleixo, aparece o nome Rio Magé, colocado acertadamente pelo Concessionária CRT, mas depois na BR-493, aparece com o nome Roncador. Não sei o motivo da mudança do nome e quem fez a troca. Deve ter sido alguém que não conhece a história da cidade, trocar o nome do rio que tem o nome do Município é falta de respeito.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.