Magé: acordo de isenção parcial e desconto geral está pronto

Meia tarifa valerá para todos e moradores de alguns bairros e novas empresas não mais pagarão pedágio

     Vai sair do papel logo depois da audiência marcada para o próximo dia 27, na Vara Federal de Magé, o acordo que beneficiará toda a população e as empresas que vierem a se instalar no município. Pelo documento, que será formalizado entre a Prefeitura, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Concessionária Rio Teresópolis, o desconto de 50% na tarifa de pedágio será para todos os carros emplacados no município. Já no caso dos moradores dos bairros próximos à praça principal de cobrança, localizada na altura de Bongaba, em Piabetá, esses terão de fazer o cadastro de seus veículos para terem direito à isenção do pagamento, também garantida no acordo, que começou a ser definido na última quinta-feira, em reunião com o prefeito Nestor Vidal, ANTT e CRT. O documento também assegurará a isenção para as empresas que vierem a se instalar em Magé e pelo acordo, será fechado o retorno em linha antes da Praça Engenheiro Pierre Berman e a saída existente no posto de gasolina desativado localizado no bairro Vila Recreio.

 

     

     Pressionada pela Procuradoria Geral do Município, a CRT iria fechar o retorno em linha existente no sentido Teresópolis, no bairro Vila Recreio, por determinação da ANTT, que só queria negociar com o município depois que o retorno fosse fechado, bem como a saída alternativa aberta pela Prefeitura. Diante dessa posição foram preparadas ações judiciais e o município entrou como polo passivo no processo aberto contra os moradores da Vila Recreio, que no dia 21 de abril interditaram as pistas em protesto contra o fechamento do retorno anunciado pela ANTT para o dia 30 daquele mês. Depois disso aconteceram três reuniões com a ANTT e a CRT, sendo a última marcada pelo anúncio do pré-acordo, que já está virando acordo e será homologado na audiência do dia 27. 

     “Nos foi oferecido apenas a isenção parcial. Como recusamos fizeram uma contraproposta de 40% de desconto para todos e nenhuma isenção. Batemos na mesa e surgiu então a isenção parcial e mais 50% de desconto para todos os carros emplacados no município e a não cobrança de pedágio para os veículos das empresas que vierem se instalar aqui. Esse é o acordo que vamos formalizar na audiência na Justiça Federal”, explicou o prefeito Nestor Vidal, afirmando ainda tratar-se de uma conquista histórica para o município.