E a natureza agradece

Localizado em Búzios, Mangue de Pedra vai virar Unidade de Conservação

Um dos únicos três últimos mangues de pedra existentes no mundo está na Região dos Lagos e vai virar parque. Ele está localizado na Praia da Gorda, no bairro Rasa, em Búzios. Os outros dois estão em Recife e no Japão. O raro ecossistema – ameaçado pela constante remoção das pedras e pelo lixo – tornou-se possível devido à existência de um lençol freático que chega à praia, apresentando traços de potencialidade ecológica de pesquisa e observações, será tombado como área de proteção ambiental. O primeiro passo já foi dado na semana passada, quando técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fizeram uma visita, para identificar as características do local e seu estado de conservação, a fim de que possam ser estudados projetos para a área.

Ações, como a implantação de um centro de educação ambiental e a formalização do local como unidade de conservação estão em estudo e, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, poderão ser realizadas audiências públicas sobre o tema para que todas as partes interessadas possam manifestar seus interesses particulares.

“Trata-se de uma necessidade transformar toda a área em que o Mangue de Pedra está inserido em unidade de conservação, pela singularidade do ecossistema. O manguezal, independente de qual for, por si só, já é um ecossistema protegido por lei federal, o que já seria argumento suficiente para sua preservação. Além disso, nosso Manguezal de Pedra é um evento raríssimo e de beleza cênica sem igual, embora esteja sofrendo processo de degradação por parte do ser humano,” diz o secretário Adjunto, João Paulo Rodrigues.

Para dar início ao projeto de criação da nova unidade de conservação e sua posterior revitalização, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Inea. Caberá ao Instituto a criação da Unidade de Conservação e a elaboração de seu plano de manejo, e ao governo municipal todo o suporte estratégico para a sua implantação do mesmo.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.