Cedae promete concluir obras em Magé até dezembro

As obras do primeiro distrito estão bem adiantadas, mas o projeto do novo sistema contemplam também Surui e Mauá

Compromisso foi assumido em reunião entre o prefeito da cidade, diretor da estatal e representantes empresa responsável pela execução do projeto

Orçado inicialmente em R$ 50 milhões, com recursos dos governos federal e estadual, o projeto de implantação do novo sistema de coleta e abastecimento de água para o município de Magé está R$ 30 milhões mais caro, mas será concluído na parte que levará mais água às torneiras dos bairros do primeiro distrito até dezembro deste ano. O prazo foi fixado pelo diretor da Cedae, Heleno Silva e representantes da empresa Emissão Engenharia, responsável pela execução das obras, em reunião com o prefeito Nestor Vidal na última sexta-feira. A execução do projeto foi iniciada em junho de 2009, com previsão de entrega para 2011, mas logo após o início, na gestão da prefeita Núbia Cozzolino, a Secretaria do Meio Ambiente interditou o canteiro de obras, alegando agressão ambiental.

Com a interdição as obras ficaram paradas por mais de três anos, sendo reiniciados em 2012, quando o prefeito liberou as novas licenças, mas os serviços foram suspensos mais uma vez para um alinhamento de preço, pois o valor inicial já não cobria os gastos. “Nessa reunião nos foi garantido que em dezembro a população do primeiro distrito terá mais água em casa”, disse agora a pouco o prefeito Nestor Vidal, lembrando que o projeto é bem mais amplo e boa parte dele já fora realizada. O projeto original contempla também bairros dos quarto e quinto distritos (Surui e Mauá), beneficiando cerca de 100 mil moradores e os recursos para isso foram repassados ao governo estadual, que entrou com uma contrapartida, licitou as obras e contratou a empreiteira.

O sistema completo consiste na construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para produzir 26 milhões de litros de água por dia, e no assentamento de uma adutora de água bruta de 3.480 metros de extensão e de outra adutora de água tratada de 19.820 metros de extensão, além de três reservatórios, um deles no primeiro distrito, com capacidade para armazenar cinco milhões de litros, um segundo de três milhões de litros em Mauá e um terceiro de 1,5 milhão em Suruí. Também está prevista a implantação de 206 mil metros de rede de distribuição e a instalação de 9.640 ligações domiciliares. A estação e o reservatório do primeiro distrito estão sendo feitas primeiro, mas a rede de distribuição já chegou a Surui e Mauá.

 

Matérias relacionadas:

Magé ganha mais um reservatório de água

Rede de água já está em Mauá

Agora é a vez de Mauá

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.