Nova Iguaçu: Máquina da saúde estaria sendo usada para favorecimento político de deputado responsável por indicação de secretário

● Elizeu Pires 

Em recente evento realizado no quartel local do Corpo de Bombeiros, o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, foi constrangido por seu “padrinho”, o deputado federal Luiz Antônio Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho, que falava abertamente sobre a campanha de vacinação a alguns interlocutores, incluindo um “nós” na frase “estamos organizando”. Quem ouviu entendeu como desrespeito ao médico ortopedista por ele indicado ao cargo. Também recentemente, uma profissional de saúde foi transferida da UPA Bairro Botafogo, por, segundo colegas de trabalho da transferida, se negar a fazer campanha em favor do parlamentar.

Para pessoas ligadas ao setor, muitos funcionários efetivos lotados na sede da Secretaria Municipal de Saúde foram trocados de setor, abrindo espaço para nomeados. De acordo com essas pessoas, é constante o entra-e-sai de pessoas ligadas ao deputado, que também estaria chamando para si os preparativos para a reabertura do Hospital Iguassu. O comentário é de que a unidade que está sendo reformada pela Prefeitura, passaria a ser gerada por uma organização social, o que se ocorrer, estará contrariando a vontade do governo, que quer evitar o aumento da participação das instituições ditas sem fins lucrativos no setor, entidades que faturam alto, mas costumam não pagar direitos trabalhistas de seus contratados.

Dificuldade para marcação de exames – Conforme já foi revelado na matéria Nova Iguaçu: Mudança na Saúde começa a dar ruim e para se conseguir um exame precisaria bater cabeça para deputado, reclamam lideranças comunitárias, teria se tornado ainda mais difícil o agendamento de exames no município depois que o secretário Manoel Barreto foi substituído pelo indicado do deputado Luiz Antonio Teixeira Junior, o que dependeria do “autorizo” de uma “liderança dele”.

O constrangedor bate-cabeça, é também é revelado em reclamações semelhantes fazem veladamente alguns vereadores, que não aceitam o controle que o deputado estaria exercendo sobre a rede municipal de saúde, mesmo que indiretamente.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.