Professores de Itaboraí farão novo protesto hoje

Eles ainda não receberam o salário de dezembro e nem o décimo-terceiro

Os professores contratados temporariamente pela Prefeitura de Itaboraí marcaram para a manhã desta segunda-feira uma nova manifestação contra a administração do prefeito Helil Cardoso, que ainda não quitou o salário de dezembro e nem pagou o décimo-terceiro.  Ao todo cerca de 600 profissionais de ensino foram prejudicados. Eles também não sabem se continuarão trabalhando, pois a Prefeitura alega não ter recursos para garantir os salários.

Em dezembro foram feitas duas manifestações e os professores não foram ouvidos pelo prefeito, que mandou um representante para prometer que a situação seria regularizada, o que não aconteceu. Helil vem pagando apenas os professores efetivos, pois para isso existem os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em 2015 a Prefeitura fez vários cortes de temporários e terceirizados, o que sobrecarregou os servidores que restaram, ocasionando falta de professores em várias unidades de ensino, situação que pode tornar-se ainda pior neste ano letivo, uma vez que a Secretaria de Educação não pretende renovar todos os contratos. Dos atuais temporários, segundo uma fonte da Prefeitura,  cerca de 200 não deverão retornar às salas de aula este ano.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.