Rio já tem mais de 17 mil bebês com carteira de identidade

Os recém-nascidos já saem da maternidade devidamente registrados e com carteira de identidade

Programa do governo estadual faz a identificação ainda na maternidade

Desde o seu lançamento, em julho de 2014, o programa Novo Cidadão – que permite que bebês recebam certidão de nascimento e carteira de identidade gratuitamente ainda na maternidade – já emitiu 17,8 mil documentos no estado do Rio de Janeiro. O programa tem o objetivo de garantir o direito à cidadania, além de evitar sequestros e facilitar a identificação de desaparecidos. O serviço é gratuito e funciona em oito maternidades.

 

De acordo os números divulgados pelo programa SOS Crianças Desaparecidas, instituído pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), foram cadastradas 3.391 crianças, com 85% de casos resolvidos, em todo o estado do Rio, sendo que mais de 90% dos casos foram resolvidos e as pessoas encontradas não possuíam documento de identificação. “A ação é importante, pois além de garantir que bebês saiam da maternidade com certidão de nascimento e identidade, que são documentos essenciais para a vida deles, dá mais segurança para as crianças e suas famílias”, ressaltou a diretora do RioSolidario, Liliana Pinelli.

A primeira unidade a receber o Novo Cidadão foi a maternidade do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. “O processo começa quando a criança nasce e emitimos a Declaração de Nascido Vivo. De posse desse documento, a mãe vai ao cartório, que fica ao lado do nosso centro cirúrgico e faz o registro desse bebê. Logo ao lado fica o Detran, onde os responsáveis podem fazer a carteira de identidade do recém-nascido”, explicou Matheus Botti, coordenador administrativo da unidade.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.