`Miopia´ afeta o Centro de Operações de Nova Iguaçu

O secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana Rubens Borborema acha que o Conig é um grande avanço, mas para isso ser realidade é preciso que a segurança pública esteja entre as prioridades e não apenas o direcionamento de multas de trânsito

Setenta e seis câmeras “vigiam” a cidade 24 horas por dia, mas as informações servem apenas para aplicação de multas a carros particulares. Veículos do transporte alternativo, ônibus e flagrantes assalto passam batido pelas lentes míopes

No início deste mês bandidos fortemente armados fizeram um arrastão nas Avenidas Roberto Silveira e Araguaia, vias importantes da cidade, monitoradas, assim como toda a região central, pelo Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig), inaugurado no dia 22 de março pela Prefeitura, para, segundo o prefeito Nelson Bornier, reforçar a segurança. “Esse trabalho não foi feito de qualquer maneira. Foram vários dedos de pessoas de nossas secretarias, de pessoas ligadas à Secretaria de Transportes, de pessoas que estudaram muito o projeto. A Polícia Militar, por exemplo, acompanhou tudo, passo a passo, e estará aqui 24 horas por dia para dar suporte no quesito segurança”, disse Bornier no ato da inauguração. Pouco mais de uma semana depois a bandidagem fez a limpa. Levou carros, jóias, dinheiro, celulares e a polícia, apesar do fácil acesso e da monitoração, só chegou ao local muito tempo depois da fuga dos marginais.

 

Menina dos olhos do secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, o Conig é visto por ele como uma maravilha, mas, completando hoje um mês de funcionamento, o Centro de Operações só tem servido mesmo para direcionar a aplicação de multas, que só valem mesmo para os motoristas de carros particulares, proibidas que parecem de serem aplicadas nos casos das kombis e vans do transporte alternativo e dos ônibus regulares das linhas municipais e intermunicipais.

Com 76 câmeras espalhadas por pontos estratégicos e contando com equipes no monitoramento 24 horas por dia o cotidiano da cidade, o Conig está integrado com as secretarias de Obras, Defesa Civil e Ordem Pública, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. De acordo com o prefeito o Centro de Operações está pronto e equipado “para atuar em situações de emergência”. Não foi assim no caso do arrastão das Avenidas Roberto Silveira e Araguaia.

Pelo que os cidadãos já perceberam, o Conig está priorizando o trânsito, mas este continua caótico, com os veículos do transporte alternativo e os ônibus regulares parando onde bem entendem, criando transtornos e comprovando que a desordem urbana é maior a cada dia, apesar de Rubens Borborema e Nelson Bornier dizerem o contrário.

 

Matéria relacionada:

Por que esta pode, secretário?

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.