Água com melhor controle de qualidade no estado

Os equipamentos vão transmitir os dados mais complexo em tempo real para uma central de última geração

Nova tecnologia vai ajudar no monitoramento dos rios fluminenses

Com equipamentos de alta precisão os rios que cortam o estado do Rio de Janeiro passarão a ter um melhor monitoramento da qualidade da água. A mesma tecnologia será usada no mapeamento de áreas com níveis críticos de poluição. Para isto quatro estações foram instaladas em Nova Friburgo (Rio Grande), São Fidélis (Dois Rios) e Campos dos Goytacazes (no rios Muriaé e Paraíba do Sul). Os equipamentos – os primeiros no estado a funcionar de forma automatizada – vão fornecerem dados mais complexos e em tempo real.

As estações já instaladas são parte de uma ação piloto do projeto Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável, uma parceria do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, com o governo da Alemanha. Segundo a Secretaria de Agricultura, há três anos, pesquisadores viajam ao interior para propor soluções que respeitem o meio ambiente e, no caso da água, a opção foi pela instalação das estações com equipamentos doados por empresas alemãs e doados ao governo do Rio.

Os dados são atualizados de hora em hora e enviados para um servidor na Alemanha. Um software processa as informações, transformando-as em relatórios que podem ser acessados pela internet. “As estações fortalecem as ações sustentáveis que já desenvolvemos em conjunto com os produtores”, explica o secretário Christino Áureo.

As estações funcionam de maneira simples. Sensores (pequenos bastões de quase 25 centímetros) fazem a medição dos indicadores e são encaixados em uma sonda, que fica mergulhada na água. Ela se liga a uma caixa receptora, em terra. Todos os fios são protegidos por tubulação de aço para evitar que sejam danificados.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.