Búzios inova abrindo concurso para diretores de escolas

O prefeito de Búzios, André Granado, resolveu inovar na escolha dos diretores para as escolas da rede municipal de ensino: lançou edital abrindo processo seletivo interno para preencher as vagas. Serão realizadas três etapas para a seleção, as quais constam de análise de currículo; avaliação de perfil e programa de formação continuada. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 4 e 15 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 4 de março. As diretoras selecionadas cumprirão jornada 40 horas de trabalho semanais. Os interessados em participar do concurso precisam ter curso superior completo, ser servidor ativo da carreira do magistério da Secretaria Municipal de Educação há, no mínimo, três anos e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício, em períodos contínuos ou alternados em regência de turma em unidade da rede pública municipal de educação.

Segundo o secretário de Educação, Claudio Mendonça, principal objetivo deste processo é selecionar e formar líderes que atuem em prol de uma gestão diferenciada e inédita na rede municipal de ensino de Búzios. “A educação buziana precisa de diretores que sejam líderes e consigam enxergar soluções eficazes ao se depararem com situações como conflitos de alunos e falta de motivação de uma equipe. Porque estar à frente de uma escola envolve vários eixos que vão desde a forma como se lida com seus funcionários até a administração da merenda escolar”, afirmou o secretário.

A primeira etapa do processo seletivo visa, basicamente, à análise do currículo do professor e sua experiência profissional. Para isso, basta ao candidato preencher um formulário eletrônico no site da Secretaria Municipal de Educação – www.educabuzios.com.br – com a declaração de dados que deverão ser comprovados durante a apresentação de documentos. A análise deste material será feita por uma equipe de inspeção escolar da secretaria de Educação.

Na segunda etapa, o objetivo é provocar comportamentos nos candidatos, com dinâmicas individuais e em grupo e apresentação de situações reais pelos profissionais em sala de aula. Segundo o secretário, é nesta etapa que será observado quais candidatos têm perfil para assumir a direção de escolas: “Vamos avaliar, dentre os pré-selecionados, aqueles que poderão somar à educação, com habilidade para administrar estas unidades. E somente simulando hipóteses de vivência, teremos como selecionar aqueles que se encaixam nessa função”.

Para o secretário, na terceira etapa está a parte inédita do processo seletivo. Além de uma formação continuada oferecida aos profissionais, os novos diretores serão os agentes de elaboração dos planos de gestão de cada unidade escolar. Os administradores escolares aprenderão, na prática, a executar um plano específico para sua gestão, que atenda, de forma singular, as especificidades daquela unidade de ensino.

“Daremos uma oportunidade única para que estes profissionais se tornem verdadeiros gestores, por meio de cursos que vão ensinar a fazer esta elaboração das diretrizes necessárias para sua própria gestão. Será como um pacto entre a Secretaria Municipal de Educação e estes novos diretores. Faremos um trabalho de bilateralidade para o desenvolvimento de uma política municipal singular, a partir de agora”, afirmou o secretário.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.