Olhando para um novo tempo

Consagrado artista expõe suas obras em Piabetá

Com várias premiações ao longo da carrei- ra e exposições no exterior, o artista plástico Deneir Martins, está realizando sua primeira mos- tra em sua cidade natal. Parte de sua obra pode ser vista – até o próximo dia 18 – no primeiro mó- dulo do Terminal Rodoviário de Piabetá. A visita é guiada e os interessados poderão conhecer o que um artista é capaz de realizar com peças que estariam fadadas ao lixo. Sob o tema ‘Olhar de um tempo’, a exposição mostra o clássico e o lúdico nas mais de 50 obras disponíveis para visitação. “Depois da Rio 92 que passei a basear minhas obras na reciclagem. Aqui tem de tudo: latinhas, persianas, móveis reaproveitados, em- balagens usadas, entre outras coisas. É só pes- quisar”, diz Deneir.

A mostra é realizada pelo Sesc em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Magé. As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 19h. Para Deneir, a galeria montada na rodoviária foi um ponto alto para o artista. Ele entende que o local abre as portas do mundo da arte para a população e democratiza o acesso. “Nós da Baixada Fluminense sofremos com a dificuldade de espaços culturais. Vivemos anos de abandono. E, neste momento, com o apoio do prefeito Nestor Vidal, vejo mais abertura. Gostaria muito que esse espaço se mantivesse voltado para a arte, porque temos muitos artistas aqui na cidade. Além disso, esse lugar reúne características ideais para expor os materiais”, destacou.

Deneir, que usa sua arte para reciclar materiais, foi aluno do professor Ney de Lima. “O professor foi muito importante. A gente ia para a casa dele fazer as aulas e muitos artistas daqui iniciaram com ele. Mas o estilo dele é mais clássico”, lembra Deneir, que em 2005 representou o país Brasil no Musee Matisse de Nice, na França.

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.