Alívio para os servidores endividados

Banco Bonsucesso terá de mostrar evolução das dívidas e reduzir juros

A facilidade de crédito junto às instituições voltadas para o empréstimo consignado tem funcionado como “forca” para milhares de servidores públicos pelo Brasil a fora, categoria alvo de bancos específicos que tem entre o funcionalismo municipal, estadual e federal a maior fonte de renda. Tem servidores pagando por débitos cujos totais sequer conhecem, porque essas instituições escondem a evolução da dívida, o que faz do servidor um devedor eterno. Agora surgiu uma luz no fim do túnel para os que têm o Banco Bonsucesso como credor, pois essa instituição foi condenada pela Justiça a facilitar as coisas.

Em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público a Justiça decidiu que o Banco Bonsucesso S/A terá de fornecer, no máximo cinco dias após a solicitação, boleto para quitação antecipada de empréstimo consignado com a instituição, obrigando ainda a redução de juros e demais acréscimos, proporcionalmente ao período da quitação, além de fornecer uma planilha de cálculo com a evolução da dívida.

Clientes do banco têm reclamado de que não tem conseguido saber o quanto estariam devendo ao banco, que também vinha dificultando o pagamento antecipado, pois para essa instituição é muito mais lucrativo receber através de descontos em folha, pois assim os juros vão crescendo a cada mês. De acordo com queixas feitas junto ao Banco Central, há casos em que servidores já teriam pago duas vezes o valor do empréstimo consignado e mesmo assim continuam devendo.

A ação foi proposta pelo promotor Carlos Andresano, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da capital, junto à 7ª Vara Empresarial. O banco recorreu e a 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça manteve a decisão da primeira instância. Antes de ajuizar a ação o promotor propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas o banco não se interessou em firmá-lo.

 

 

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.