Prefeito do ‘buraco negro’ será o ‘homem forte’ em Silva Jardim

Antonio Carlos Lacerda assume Secretaria de Planejamento segunda-feira

Alvo de várias denúncias de irregularidades e procedimentos investigativos no Ministério Público, o prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, foi buscar um personagem de uma história tenebrosa, para compor seu governo, substituindo o até então “supersecretário”, Matheus Neto. Na segunda-feira vai acontecer oficialmente a posse do ex-prefeito Antonio Carlos Lacerda na Secretaria de Planejamento. Ele chega para, segundo Anderson, dar maior dinamismo à pasta. De acordo com o prefeito, a escolha de Lacerda deu-se pela “ampla experiência do ex-prefeito na administração pública da cidade e pela facilidade do mesmo de fazer o intermédio com os governos estadual e federal, comunicação esta que é de fundamental importância para obtenção de recursos para o município”.

Duas vezes prefeito, Lacerda governou a cidade de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992 e depois, de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000. Na segunda gestão de Antonio Carlos a cidade foi mergulhada num escândalo sem precedentes em sua história, quando foi denunciado um esquema denominado “Buraco Negro”, que teria dado um prejuízo de cerca de R$ 700 mil ao município.

De acordo com o que foi denunciado na época, fora montado um esquema de empréstimo a terceiros na tesouraria do município, envolvendo o tesoureiro da Prefeitura durante a gestão de Lacerda, Eris Peixoto. Ao tesoureiro foi atribuída a existência de uma lista com nomes de empresários e políticos locais, que pegavam dinheiro e deixavam cheques ou notas promissórias como garantia, mas como ninguém teria pago pelos empréstimos, teria restado aos cofres da municipalidade um rombo de R$ 696 mil.